Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 - Evolução do pensamento Econômico: Breve Retrospecto
2.1-Em períodos anteriores, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte integrante da filosofia social, da moral e da ética.
2.2-Precursores da teoria econômica
2.2.1-Antiguidade
Na Grécia antiga, as primeiras referências conhecidas a Economia aparecem no trabalho de Aristóteles.
2.2.2-Mercantilismo
A partir doséculo XVI observa-se o nascimento da primeira escola econômica: o mercantilismo. Continha alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas. O acúmulo de metais adquire grande importância.
2.2.3-Fisiocracia
Os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza. A fisiocracia sugeria que era desnecessária a regulamentação governamental, pois a lei da naturezaera suprema, e tudo que era contra a lei seria derrotado. Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza (fisiocracia significa “regras da natureza”).
2.2.4-Os Clássicos
Adam Smith (1723-1790)
Considerado o precursor da moderna teoria econômica. Publicou o livro A riqueza das nações, em 1776. Em sua visão harmônica do mundo real Smith acreditava que sedeixasse atuar a livre concorrência uma “mão invisível” levaria à sociedade a perfeição. É como se uma mão invisível orientasse todas as decisões da economia, sem necessidade da atuação do estado.
Considerava-se que a causa da riqueza das nações é o trabalho humano, e que um dos fatores decisivos para aumentar a produção é a divisão de trabalho, isto é, os trabalhadores deveriam especializar-se emalgumas tarefas.
Para Adam Smith o papel do estado na economia deveria corresponder apenas à proteção da sociedade contra eventuais ataques e a criação e manutenção de obras e instituições necessárias, mas não a intervenção nas leis de mercado e, consequentemente na prática econômica.
David Ricardo (1772-1823)
David Ricardo é outro expoente do período clássico. Aprimora a tese de que todos oscustos se reduzem a custos de trabalho e mostra como a acumulação do capital, acompanhada de aumentos populacionais, provoca uma elevação da renda da terra, até que os rendimentos decrescentes diminuem de tal forma os lucros que a poupança se torna nula, atingindo-se uma economia estacionária, com salários de subsistência e sem nenhum crescimento.
John Stuart Mill (1806-1873)
John Stuart Millfoi o sintetizador do pensamento clássico. A obra de Stuart Mill consolida o exposto por seus antecessores, e avança ao incorporar mais elementos institucionais e ao definir melhor as restrições, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado.

Jean-Baptiste Say (1768-1832)
Subordinou o problema das trocas de mercadorias a sua produção e popularizou a chamada lei de Say: “a oferta cria suaprópria procura”.
Thomas Malthus (1766-1834)
Malthus deu apoio à teoria dos salários de subsistência.
Para Malthus, a causa de todos os males da sociedade residia no excesso populacional: enquanto a população crescia em progressão geométrica, a produção de alimentos seguia em progressão aritmética.
2.3 A Teoria Neoclássica
O período neoclássico teve inicio na década de 1870 e desenvolveu-seaté as primeiras décadas do século XX.
Os neoclássicos sedimentaram o raciocínio matemático explícito inaugurado por Ricardo, procurando isolar os fatos econômicos de outros aspectos da realidade social.
Alfred Marshall (1842-1924)
Um grande destaque dessa corrente foi Alfred Marshall.
O comportamento do consumidor é analisado em profundidade. O desejo do consumidor de maximizar sua utilidade(satisfação no consumo) e o do produtor de maximizar seu lucro é a base para a elaboração de um sofisticado aparato teórico. Com o estudo de funções ou curvas de utilidade (que pretendem medir o grau de satisfação do consumidor) e de produção , considerando restrições de fatores e restrições orçamentárias , é possível deduzir o equilíbrio de mercado.
2.4 A Teoria Keynesiana
Para entender o...
tracking img