Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

Para os mercantilistas a riqueza consistia em acúmulos de metais preciosos que conseguia através da exploração de outrasregiões. E para os fisiocratas a acreditavam que as riquezas vinham da terra, da pesca, mineração e lavoura.

2- Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principaisideias?

O mais destacado era Adam Smith, As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia europeia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reisabsolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.

3- O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?Autor David Ricardo, desenvolveu estudos sobre o comercio internacional, analisou porque as nações negociam entre si, se é melhor para elas comerciarem e quais produtos devem ser comercializados,constituiu importante contribuição a teoria do comércio internacional.

4- Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principio Keynesiano da demanda efetiva?

Lei de Say: oferta cria suaprópria procura (demanda). Keynesiano o fim da crença laisse-faire com regulador dos fluxos real e monetário da economia.

5- Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas,fiscalistas, pós-Keynesianos, Marxistas, e institucionalistas.

Os monetaristas: Privilegiam o controle da moeda e de um baixo grau de intervenção do Estado.

Fiscalistas: Recomendam o uso de políticasativas e acentuado grau de intervenção do Estado.

Pós-keynesianos: Os pós-keynesianos realizaram uma releitura da obra de Keynes, procurando mostrar que ele não negligenciou o papel da moeda e dapolítica monetária.

Marxista: O marxismo desenvolve uma teoria do valor-trabalho, consegue analisar muitos aspectos da economia com seu referencial teórico.

Institucionalistas: Dirigem duas...
tracking img