Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia.
Microeconomia Analisa formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual preço e quantidade de determinado bem ou serviço em mercado específico;
Macroeconomia Enfoca o comportamento da economia como um todo, considerando variáveis globais como consumoagregado, renda nacional e investimentos globais;
As diferenças entre elas é que ao estudar a determinação de preços numa indústria, na microeconomia consideram-se constantes os preços das outras indústrias. Na macroeconomia estuda-se o nível geral de preços, ignorando-se as mudanças de preços relativos dos bens das diferentes indústrias.

2. Sintetize os objetivos de política econômica.
Altonível de emprego: Para Keynes, é a procura efetiva que determina a maior produção e em consequência o mais alto nível de emprego enquanto a produção global nem sempre encontra procura efetiva.
Estabilidade de preços: A inflação acarreta distorções principalmente sobre a distribuição de renda, sobre as expectativas dos agentes econômicos e sobre o balanço de pagamentos.
Distribuição de rendasocialmente justa: Deve ser observado que quando ocorre uma concentração de renda no Brasil, o padrão de vida da população melhorou, parece contraditório, mas o que ocorreu é que a renda média por habitantes de todas as classes aumentou só que a renda das classes mais ricas aumentou mais do que as das pobres, a renda dos pobres aumentou, melhorou seu padrão de vida, mas a participação deles na rendado pais diminuiu.
Crescimento econômico: Quando se fala em crescimento econômico se refere ao crescimento da renda nacional per capta, ou seja, colocar a disposição da coletividade uma quantidade de mercadoria e serviços que supere o crescimento populacional.

3. Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com a melhoria no grau de distribuição de renda. Você concorda? Justifiquesua resposta.
Sim, porque a inflação acarreta distorções sobre a distribuição de renda sobre as expectativas dos agentes econômicos e sobre o balanço de pagamento.
4. Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre as metas de melhoria no grau de distribuição de renda e busca do crescimento econômico, à luz da experiência brasileira no período do “milagre econômico”.
No Brasil os críticosdo “milagre econômico” argumentam que a concentração de renda no pais piorou entre os anos de 1967 e 1973 devido a uma política deliberada do governo de primeiro crescer para depois distribuir.

5. Resuma os instrumentos de política econômica.
Política Fiscal: Refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar tributos e controlar suas despesas.
Política Monetária:Refere-se a atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos.
Política Cambial: Refere-se a atuação de governo sobre a taxa de cambio.
Política Comercial: Diz respeito aos instrumentos de incentivos a exportações e/ou ao estímulo e desestímulo às importações, ou seja, refere-se a estímulos ficais e creditícios as exportações e ao controle das importações.
Política de rendas:Refere-se à intervenção direta do governo na formação de renda, com o controle e congelamento dos preços.

6. Qual é a condição de equilíbrio e quais as variáveis macroeconômicas determinadas:
a. No mercado de bens e serviços;
Oferta agregada de bens e serviços = demanda agregada
Nível de renda e produto nacional, nível de preços, consumo agregado, poupança agregada, investimentos agregados,exportações globais, importações globais.
b. No mercado monetário:
Oferta de moeda = demanda de moeda
Taxa de juros, estoque de moeda (meios de pagamento)
c. No mercado de títulos:
Oferta de títulos= demanda de títulos
Preços de títulos
d. No mercado de trabalho:
Oferta de mão de obra = Demanda de mão de obra
Nível de emprego; taxa de salários monetários.
e. No mercado de divisas:
Oferta de...
tracking img