Trabalho de economia p

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
8. DIMENSÕES DA CRISE CONTEMPORÂNEA OU DA NOVA (DÊS) ORDEM INTERNACIONAL
Nesse capítulo, o autor fala que vivemos numa época marcada por uma aguda crise e inúmeras mistificações. Valores, concepções, ideários, todos eles moldados por manipulações que penetram como enorme intensidade em milhões de consciências e cuja finalidade é mascarar a dimensão aguda da crise contemporânea. A primeira delas,responsável pelo entendimento que se propagou, a partir da derrocada do Leste em 1989, com o desmantelamento da URSS e praticamente de todos os países que compreendiam o equivocamente chamado “bloco socialista”. A segunda: a crença da vitória do capitalismo, que teria, com a derrota do Leste, criado as condições para sua eternização.
Uma revolução singular, que contava com suaexpansão para o Ocidente para que pudesse sobreviver, viu tolhido este caminho, restando-lhe a expansão para o Oriente, para os países atrasados, de origem colonial. O reino da escassez, o atraso tecnológico, a permanência de uma divisão do trabalho só parcial e limitadamente modificada, a dependência financeira crescente ao capital internacional são algumas das muitas manifestações da crescentesubordinação dos países do Leste Europeu á lógica do sistema produtor de mercadorias em escala internacional. Garantidos por uma autocracia partidária e estatal de feição neo-stalinista, o que possibilitado, até o presente, o sucesso econômico desse modelo. Desse modo, uma postulação essencial de Marx – sobre a necessidade de uma generalização das revoluções socialistas num plano histórico-universal, e daimpossibilidade do comunismo local foi confirmado e não negada com o desmoronamento do Leste europeu. Paralelamente á globalização produtiva, a lógica do sistema produtor de mercadoria acentuou em tal intensidade a concorrência inter-capitalista que converteu a busca da produtividade, da modernidade, em um processo autodestrutivo que gerou, entre outras conseqüências nefastas, a criação semprecedentes de uma sociedade de excluídos.
Não se constituem desse modo, em alternativa a ser seguida e viabilizada pelos países continentais do Terceiro Mundo, desse modo, a crise que antes atingia o Terceiro Mundo, depois de destruir o Leste europeu, avança em direção ao centro. A miserabilidade presente nas grandes capitais, as altíssimas taxas de desempregos, a desindustrialização deinúmeros complexos produtivos são algumas expressões mais visíveis da crise aguda que marca a sociedade capitalista. Quanto mais diminui a capacidade aquisitiva global, real ou produtiva, em virtude da destruição.
Tudo isso possibilita, neste final de século quase das trevas, um real revivescimento da esquerda, renovada e radical, inspirada em valores essenciais do pensamento de Marx,fundada na classe que vive do trabalho, e por isso capaz de iniciar um processo de construção do socialismo, que de fato de inicio a uma organização societária emancipada, fundada em valores para além do capital, do mercado, do lucro, que possibilitem a existência de seres sociais livremente associados.
É, como se pode ver, um empreendimento difícil e ousado, para o qual estãoimpossibilitados tanto a velha esquerda da era stalinista , como a esquerda social-democrática .

9. MUNDO DO TRABALHO E SINDICATOS NA ERA DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: IMPASSES E DESAFIOS DO NOVO SINDICALISMO BRASILEIRO.
A crise que atinge o mundo do trabalho, seus organismos sindicais e partidários, é de proporções ainda não de todo assimiladas. Sua intensidade a agudeza devem-se ao fato de que,simultaneamente, atingiu a materialidade e subjetividade da classe-que-vive-do-trabalho. Não foram poucas as transformações vivenciadas nesta última década, atingindo centralmente os países capitalistas desenvolvidos, mas com fortes repercussões, decorrentes da mundialização e globalização do capital, no conjunto de países do Terceiro Mundo, especialmente aqueles intermediários, dotados de um...
tracking img