Trabalho de Economia Pol tica Kleiton Barbosa2

3060 palavras 13 páginas
CÂmpus de Augustinópolis
Curso: Direito

ESCOLAS DO PENSAMENTO ECONÔMICO: Clássica, Neoclássica e Keynesiana

KLEITON EDUARDO COSTA BARBOSA

AUGUSTINÓPOLIS – TO
JULHO/2015

KLEITON EDUARDO COSTA BARBOSA

ESCOLAS DO PENSAMENTO ECONÔMICO: Clássica, Neoclássica e Keynesiana

Trabalho do curso de Direito da Disciplina de Economia Política da Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS, sob orientação do Professor Antônio Andrade, como requisito de avaliação.

AUGUSTINÓPOLIS – TO
JULHO/2015
ESCOLAS DO PENSAMENTO ECONÔMICO: Clássica, Neoclássica e Keynesiana

Introdução
Iremos trabalhar de forma clara e objetiva as Teorias e modelos de pensamento econômico, das escolas da economia clássica, economia neoclássica e escola keynesiana explicitando seus conceitos e suas principais características e demostrando seus desdobramentos na economia até os dias atuais.
Iniciaremos com a evolução do pensamento econômico que passou por diversas fases, que se diferenciam amplamente, com muitas discrepâncias e oposições. Tendo as Pré-Científica e Científica Econômica as grandes fases da economia.
Chegando a Grécia antiga a fase pré-científica que se caracteriza por um forte desenvolvimento nos estudos político-filosóficos. O Pensamento Escolástico, repleta de doutrinas teológico-filosóficas e tentativas de moralização das atividades econômicas. No Mercantilismo, houve uma expansão dos mercados consumidores e, por consequência do comércio. A fase científica é pensamento econômico que nos influencia até hoje.
A Escola Clássica está dentro da fase científica e os doutrinadores clássicos confiavam que o Estado deveria intervir para equilibrar o mercado (oferta e demanda), através do ajuste de preços (“mão- invisível”).
As Escolas Neoclássica e Keynesiana apesar de fazer parte da fase científica, convém ressaltar que elas se diferenciam dos outros períodos por elaborar princípios teóricos fundamentais e revolucionaram o pensamento econômico, com

Relacionados