Trabalho de economia - fusões e aquisições no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 22 (5339 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1. Introdução...........................................................................................................................3
(parte I)
2. As dez maiores fusões e aquisições brasileiras nos últimos cinco anos.............................4
(parte II)
3. Os principais autores fundamentadores da Economia.......................................................15
4.Conclusão...........................................................................................................................23
5. Bibliografia.........................................................................................................................24



Introdução
Neste trabalho, procuramos investigar as dez maiores fusões e aquisições feitas no Brasil nos últimoscinco anos e não somente aquelas de maiores valores como também as de importante impacto no cotidiano do consumidor brasileiro com o objetivo de analisar como foram realizados tais procedimentos e também quais foram os escritórios de advocacia que finalizaram as negociações.

Na segunda parte do trabalho, mostraremos conhecimento sobre grandes pensadores da economia mundial, tais como: Keynes,Marx, Smith e David Ricardo. Explicitaremos seus pensamentos e suas principais contribuições.

(parte I)
As dez maiores fusões e aquisições brasileiras dos últimos cinco anos

Cosan e Shell criam a Raízen

Assessoria: Souza, Cescon, Barrieu & Flesch, Müssnich & Aragão (BMA), BTG Pactual e JP Morgan, e os escritórios internacionais Davis Polk&Wardwell, Clifford Chance.

No dia14 de fevereiro, a Cosan e a Shell apresentaram a Raízen. A bandeira Esso não existirá mais no Brasil, determinação do presidente do grupo Cosan, Rubens Ometto. A Cosan em parceria com a Royal Dutch Shell forma a Raízen, nome resultante da união das palavras raiz (da cana-de-açúcar) e energia.
Segundo o ex-presidente da Shell no Brasil Vasco Dias, a nova companhia será a terceira maiordistribuidora de combustíveis no país e terá faturamento anual de aproximadamente 21 bilhões de dólares (50 bilhões de reais).
Com essa associação, a marca Esso será transferida para a Shell no prazo de 36 meses. E como anunciado em fevereiro de 2010, serão criadas três empresas: a empresa responsável pela administração, onde cada empresa terá 50% de ações.
Uma de distribuição de combustíveis, onde aShell terá 51% das ações e a Cosan 49%, e uma empresa de açúcar e etanol, na qual a Cosan terá 51% das ações e a Shell ficará com os 49% restantes.
O grupo pretende inserir o etanol brasileiro na Europa e na Ásia, aproveitando-se do estreitamento das relações da Shell nesses continentes. O início das operações da Raízen está previsto para o fim do 1° semestre de 2011.
O planejamento aprovadopelo conselho da empresa é, em cinco anos, elevar a produção de cana-de-açúcar da joint venture de 62 milhões de toneladas para 100 milhões.
Outra meta estipulada pelo grupo é aumentar a produção de açúcar de quatro milhões de toneladas para 6 milhões. E dentro deste mesmo contexto, também é previsto, aumento na produção de etanol passando dos 2,2 bilhões de litros produzidos atualmente para cincobilhões de litros.
A nova companhia já começa com 23 usinas processadoras de cana e 4,5 mil postos de combustíveis. As usinas incluídas na Raízen deverão elevar a geração de energia produzida por cogeração de 900 megawatts para 1300 megawatts.

Fusão entre Telefônica e Vivo

Assessoria: Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, os advogados que participaram desta operação foram a sóciaAdriana Pallis e os advogados Clarissa Figueiredo de Souza Freitas e Lucas Zamproni Martins Ferreira.

A maior operação de 2010 foi anunciada ainda em julho, quando a Telefônica comprou 50% da Brasilcel – correspondente à participação da Portugal Telecom - e obteve o controle da Vivo por 18,2 bilhões de reais.
A operação envolveu diversas revisões de oferta e até a goldenshare (poder especial...
tracking img