Trabalho de economia faculdade anhaguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ECONOMIA
PROFESSOR EAD: MA. RENATA MACHADO GARCIA DALPIAZ
NOME DO TUTOR PRESENCIAL:



Alunos




DESAFIO DE APRENDIZAGEM









SOBRADINHO – BRASÍLIA - DF


2011/02




Etapa n.o 1
Desenvolva e relate 2 exemplos (casos reais) sobre o conceito de Custo deOportunidade. Para o desenvolvimento, o grupo deverá obter informações no PLT sobre o conceito de Custo e Oportunidade e pesquisar na internet notícias relacionadas aos conceitos. A seguir, discutir os resultados em grupo e elaborar o estudo solicitado.

Ex 1: Financeira: O financiador ou agente de crédito avalia se vale a pena me emprestar o dinheiro ou fazer uma aplicação ou dar outro destino maisrentável ao seu dinheiro, é esse peso decisório que é chamado de custo de oportunidade, ou seja, “quanto eu estou deixando de faturar com o meu dinheiro ao emprestá-lo para você”.

Ex 2: Publicidade virtual é uma ótima oportunidade, o produto de menor custo e maior margem de lucros da atualidade. Não há custos de impressões, gráficas, logística, frete, e todos outros custos de um produto físico,o que permite um maior lucro final na revenda.

Desenvolva e relate 1 exemplo (caso real) de Curva de Possibilidade de Produção. Para o desenvolvimento, o grupo deverá obter informações no PLT sobre o conceito e pesquisar na internet sobre notícias relacionadas aos conceitos. A seguir, discutir os resultados em grupo e elaborar o estudo solicitado.

Devido a limitação de recursos, a produçãototal, de um país, por exemplo, tem um limite máximo, uma produção potencial, que é representada por um ponto sobre a curva. Quando o ponto está dentro da curva a economia está operando com capacidade ociosa ou desemprego de recursos (fatores de produção subutilizados). Quando o ponto está fora da curva há uma situação impossível de utilização de mais recursos do que os disponíveis. Esse pontosomente será atingido com um aumento na CPP, que representará um acréscimo de fatores de produção representando o desenvolvimento de uma sociedade.

Desenvolva e relate 1 exemplo (caso real) sobre 1 produto elástico. Para o desenvolvimento, o grupo deverá obter informações no PLT sobre o conceito e pesquisar na internet sobre notícias relacionadas aos conceitos. A seguir, discutir os resultadosem grupo e elaborar o estudo solicitado.
Se o bem for elástico, os consumidores diminuirão o seu consumo consideravelmente: ex. suponha que o preço da manteiga tenha seu preço elevado em 10% e a demanda diminua em 30%. Neste caso, pode-se dizer que o bem: manteiga é elástico (ou sensível) às variações de preços. Quanto maior o nível de preços, menor será o seu consumo. E, quanto menor o preço, oconsumo tende a se elevar.
(são bens elásticos: Gêneros supérfluos: a diminuição no preço de jóias, roupas de marca, etc. tendem a aumentar o seu consumo. Bens com substitutos próximos: a manteiga pode ser substituída pela margarina. Bens como automóveis, por exemplo, custam caro. Se aumentar seu preço em 10% (de R$ 35.000,00 para R$ 38.500,00), as pessoas reduzirão o seu consumo, pois esse tipode bem pesa muito no orçamento).

Desenvolva e relate 1 exemplo (caso real) sobre 1 produto inelástico. Para o desenvolvimento, o grupo deverá obter informações no PLT sobre o conceito e pesquisar na internet notícias relacionadas aos conceitos. A seguir, discutir os resultados em grupo e elaborar o estudo solicitado.
ARTIGO - Como a elasticidade afeta o mercado de café - Por Luiz Moricochi
Emreuniões técnicas ouve-se com certa freqüência a expressão “o café é bebida de demanda inelástica”. Como essa característica do café afeta seu mercado?
Elasticidade: variação percentual de quantidades compradas de um produto, pela variação correspondente nos preços. Quando se fala em elasticidade preço de demanda está se referindo à divisão de duas variações percentuais: variação percentual de...
tracking img