Trabalho de economia - crédito

Páginas: 5 (1180 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2011
Introdução

No âmbito da disciplina de Economia, decidimos realizar este trabalho sobre o crédito, porque de entre todos os temas propostos, foi o que nos despertou mais interesse. Tentaremos responder a pergunta “O que é um crédito”, abordaremos o tema da sua legalização, duração, e da sua credibilidade.

Crédito

Significa uma soma em dinheiro disponibilizada por uma pessoa, umaentidade financeira ou um banco, por um determinado período. O beneficiário deve pagar uma forma de remuneração, designada por juro, como contrapartida da disponibilização do dinheiro. Implica, geralmente, a prestação de uma garantia ao banco, pela quantia emprestada. O crédito ao consumo, geralmente, dispensa esta garantia e consequentemente implica uma taxa de juro mais elevada.

Democratização doCrédito

O crédito “democratizou-se” em Portugal à semelhança dos outros países da Europa, e dos Estados Unidos da América, e tornou-se uma componente normal no orçamento familiar.
Actualmente o crédito aos consumidores é uma forma de muitas pessoas (na maioria jovens) para comprarem casas, carros, electrodomésticos, etc.
Nos EUA e em alguns países europeus a expansão do creditofoi lenta e ocorreu em diferentes fases do ciclo económico, mas, em Portugal processou-se rapidamente, numa fase de ciclo económico ascendente, num contexto de:
• crescimento dos rendimentos em termos reais,

• descida do desemprego

• descida da taxa de juro

• liberalização do mercado financeiro; consequente aumento da concorrência entre instituições que nele actuamRepentinamente, deixaram de ser os portugueses a “correr” atrás dos bancos à procura de um empréstimo (pelo qual tinham de esperar alguns meses e cobria apenas uma parte limitada do custo da habitaçao), e passaram a ser os bancos a ”correr” atrás dos portugueses, oferecendo financiamento a 100% “just in time”.
Os portugueses estão habituados a medir o êxito pessoal muito mais pela capacidade depoupança do que pela capacidade de investimento de risco, e por isso reagiram à abertura do credito e à descida da taxa de juro de forma contraditória:
• Em privado, aproveitaram-na sobretudo para a compra de habitação e de equipamento;

• Em publico, os portugueses lançam um olhar reprovador sobre as despesas excessivas dos outros.

Pouco habituados a falar sobre dinheiro e formasde o gerir por razões politicas, culturais e religiosas, os portugueses nem sempre souberam resistir ao abuso das antecipação de rendimentos e, sobretudo, que essa antecipação tem um custo variável.

Crédito bancário

O crédito bancário é a operação pela qual uma instituição bancária coloca à disposição de um seu cliente (beneficiário do crédito) um determinado montante, que este últimose compromete a reembolsar na data fixada antecipadamente acrescido dos juros previamente combinados.

Garantias do crédito bancário

Quanto às garantias o crédito pode ser, real (quando as garantias dadas estão relacionadas com a operação de crédito) ou pessoal (quando não existem bens específicos afectos à operação de crédito). O crédito pessoal é pois um crédito sem garantias específicase é concedido na base das capacidades moral e material dos responsáveis ou proprietários da empresa. Uma garantia pessoal baseia-se no compromisso que um terceiro assume em reembolsar o credor, caso o devedor não cumpra as suas obrigações.
• HIPOTECA
Afecta bens sujeitos a registo ou direitos sobre esses bens.
- Os bens continuam na posse do proprietário;
- O credor liberta os bensquando a dívida é cobrada
• PENHOR
Afecta bens móveis ou direitos sobre esses bens.
- Os bens passam para O poder do credor ou ficam à guarda de uma terceira entidade designada por este, enquanto durar o contrato.

• FIANÇA
E o acto pelo qual uma terceira entidade assume o cumprimento das obrigações, caso o devedor não as cumpra;
- É prestada por escrito (termo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O crédito e a economia brasileira
  • Qual é a importância do crédito como impulsionador da economia?
  • economia credito e poupança
  • Importância do Crédito na Economia Moderna
  • Economia
  • a política de crédito rural na economia paraibana
  • TRABALHO ANALISE DE CREDITO
  • TRABALHO CEDULAS DE CREDITO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!