TRABALHO DE ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMP hellip

435 palavras 2 páginas
TRABALHO DE ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA – 2º semestre de 2013
PROFESSOR: MIGUEL BRUNO
Atuando em grupo ou individualmente, os alunos deverão fazer o seguinte trabalho, que comporá a segunda nota.
Atentar para o calendário a seguir:
4ª feira, 22/01/2014
Entrega das notas da P1
2ª feira, 29/01/2014
Entrega dos trabalhos
2ª feira, 03/02/2014
Prova Final (e reposição)
OBS: 1) os alunos que não fizeram a P1 poderão fazer a final, que terá também função de reposição. A nota final será a média da prova (P1 ou final) com a nota do trabalho. Ambas terão o mesmo peso. 2) a prova final abrangerá todo o conteúdo ministrado de EBC mais o conteúdo do trabalho.
1) Faça uma síntese das principais transformações da economia brasileira na década de
1990, destacando:
1.1 O novo padrão de inserção internacional do Brasil
1.2 O Plano Real de combate à inflação
1.3 A reestruturação da indústria
1.4 A situação das finanças públicas, notadamente, a dívida externa e a dívida interna e as NFSP (Necessidades de Financiamento do Setor Público) nos conceitos nominal, operacional e primário.
1.5 O regime cambial em seus dois momentos (câmbio fixo até 1998 e depois câmbio flutuante) 2) No plano das políticas monetária e fiscal, o Brasil segue (a-criticamente) o chamado
“novo consenso de política econômica” baseado no tripé: metas de inflação, câmbio flutuante e manutenção de superávits fiscais primários. Explique o sistema de metas de inflação e avalie sua eficácia e consequências.
3) “A expansão da economia chinesa tem exercido impactos tanto positivos quanto negativos sobre a economia brasileira. As commodities já representam mais de 70% da pauta de exportações do Brasil, enquanto a indústria produtora de bens de maior valor agregado e conteúdo científico-tecnológico encolhe sua participação no PIB ou simplesmente desaparece. Para além da propaganda oficial e da vulgata difundida pela grande mídia, é preciso comprovar se esse padrão de comércio exterior está efetivamente contribuindo

Relacionados