Trabalho de ecologia: usina nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


Discussão sobre Usinas Nucleares
A produção de energia nuclear é uma forma de se obter energia elétrica em larga escala. Essa energia pode ser obtida através da fissão nuclear do urânio, doplutônio ou do tório, ou ainda, da fusão nuclear do hidrogênio. As usinas nucleares são usinas térmicas que aproveitam a energia do urânio e do plutônio. Embora sejam muito seguras, apresentam o riscode acidentes que causem vazamento de radiação para o meio ambiente, os quais apresentam conseqüências gravíssimas.
O principal impacto ambiental das usinas nucleares é a geração de lixo atômico,que é extremamente perigoso e para o qual não há meio de descontaminação.
Onde todos os seres vivos dos ecossistemas que se desenvolvem nesses ambientes são afetados, desde os organismos unicelularesao homem.
E com relação ao custo, o combustível é barato e pouco (em comparação com outras fontes de energia), é independente de condições ambientais e climáticas (não depende do sol, como usinassolares, ou da vazão de um rio, no caso das hidroelétricas), a poluição gerada (diretamente) é quase inexistente. Não ocupa grandes áreas. A quantidade de lixo produzido é bem reduzido. O custo daenergia gerada fica em torno de 40 dólares por MW, mais caro que a energia das hidroelétricas, mas mais barato que a energia das termoelétricas, usinas solares, eólica, etc. Porém alto custo deconstrução, em razão da tecnologia e segurança empregadas; Mesmo com todos os sistemas de segurança, há sempre o risco do reator vazar ou explodir, liberando radioatividade na atmosfera e nas terras próximas,num raio de quilômetros. Não existem soluções eficientes para tratamento do lixo radioativo, que atualmente é depositado em desertos, fundo de oceanos ou dentro de montanhas. Existem projetos paraenviar o lixo para o Sol, o que poderia ser a solução definitiva, mas muito cara e também perigosa.
Para resolver esse problema de impacto, custo, periculosidade, acredito que não precisamos optar...
tracking img