Trabalho de dutoviario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O transporte é uma das principais funções logísticas, representa cerca de 60% do custo total logístico em grande parte das organizações e pode representar até três vezes a sua margem operacional. 
Atualmente no Brasil os modais de transporte são divididos da seguinte forma:

Modal | Percentual |
Rodoviário | 61,10% |
Ferroviário | 20,70% |
Aquaviário | 13,60% |Dutoviário | 4,20% |
Aéreo | 0,40% |

A operação de terminais e oleodutos é um importante elo na cadeia logística de abastecimento do Sistema Petrobras. Dos campos de produção, o petróleo é transportado, por oleodutos e ou por navios, para os terminais da Transpetro e de lá até as refinarias. Após o refino, os derivados são novamente escoados por dutos aos terminais aquaviários e terrestres para serentregues, por dutos e também por navios, às companhias distribuidoras, chegando aos mercados nacional e internacional. Dessa forma, a Transpetro ajuda o Sistema Petrobras garantir os combustíveis necessários para abastecer veículos, fábricas, usinas, residências e pontos comerciais. 

As dimensões continentais do Brasil determinam a grande quantidade de terminais e a extensão dos oleodutosoperados pela Transpetro. Os dutos são as artérias do Sistema Petrobras, que movimentam a energia essencial para o desenvolvimento do País. Os 48 terminais, 28 aquaviários e 20 terrestres, e os 7.179 km de oleodutos interligam as diversas regiões produtoras de petróleo, refinarias e bases de processamento e de distribuição. 
Os terminais aquaviários estendem-se pelos 8.698 km da costa atlânticabrasileira e são operados por meio de píeres, de monobóias ou de quadros de bóias, e por 4.500 km de rios e lagoas navegáveis.

Assim como os aquaviários, os 20 terminais terrestres funcionam como entrepostos para os diferentes modais de transportes, garantindo, com sua capacidade de estocagem, a confiabilidade do abastecimento de petróleo e derivados, biocombustíveis e gás

Já os oleodutos são omeio de transporte preferencial tanto para atender o abastecimento das refinarias como para suprir a necessidade dos grandes centros consumidores de derivados. 

TRANSPORTE DUTOVIÁRIO

O transporte dutoviário é feito através de tubos (dutos), baseando se na diferença de pressão. Sua utilização privilegia materiais fluidos, tal como gases, líquidos e sólidos granulares. O sistema apresentaelevado custo de implantação e baixo custo operacional. Possui pequena flexibilidade, operando apenas entre pontos fixos, que são as estações de bombeamento e recalque. No entanto, o transporte dutoviário registra muita competitividade para o transporte em alta velocidade de grandes quantidades de fluidos.
(Gás Natural Dutos e Terminais Operados pela Transpetro BRAE Brasil)
A importância dada adeterminado modal e as alterações ocorridas nas participações relativas dependem da carga transportada e da vantagem desse modo. Um exemplo são os dutos, que são um método eficiente no transporte de líquidos e gases em grande volume e materiais que podem permanecer suspenso em líquidos ao serem movimentados como fluidos. Com isso, a indústria de dutos tem se especializado em transportar petróleo,derivados e gás. Os custos de movimentação são baixos, mas a linda de produtos atendida é limitada.
Até hoje, o transporte dutoviário oferece um rol muito limitado de serviços e capacidades. Petróleo bruto e derivados são os principais produtos que têm movimentação economicamente viável por dutos. Entretanto, existem algumas experiências no transporte de sólidos em suspensão em um liquido chamados“pasta fluida” ou sólidos contidos em cilindros, que se movem dentro do líquido. Casos essas inovações demonstrem sua economicidade, o uso de dutos pode ter grande expansão.
Os dutos constituem um método eficiente no transporte de líquidos e gases em grande volume e materiais que podem permanecer suspensos, em líquidos ao serem movimentados como fluídos.
A movimentação via dutos é bastante lenta,...
tracking img