Trabalho de dissertacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ana Paula Da Silva 0050074705
Cristine S de Oliveira 0050047819
Daiani T. Marques 0050068358
Eder Suim de Deus 0050068305
Maria Aparecida Soares 0050069270
Maria de Lourdes 0000000000
Paula Regina Garcia 0050061292

Texto dissertativo

Trabalho apresentado como Requisitodidático parcial da disciplina interpretação de texto, ministrada pela professora Elisandra do curso de administração da faculdade Santa Izildinha .

São Paulo/SP
2013

1- Características do tipo de texto2- Estrutura;
3- Reflexão temática

Características do tipo de texto

O autor de um texto dissertativo pretende dizer somente a verdade, ele mostra os fatos.
Em vez de seguir a ordem cronológica como a narração, a dissertação segue a ordem lógica.
É escrito de forma pessoal. Não se usa o pronome EU, ELE, ELA, NÓS, etc.
O verbo ficará na 3 pessoa .
EX: É importante dizer, Énecessário, etc.
Existe no texto relações de anterioridade e posterioridade e por esse motivo é um texto dinâmico.

Estrutura

Introdução:

A introdução pode apresentar uma,

-Afirmação geral sobre o assunto;
-Considerações do tipo histórico filosófico;
-Citação;
-Comparação;
-Uma ou mais perguntas;
-Narração.

Desenvolvimento

NA dissertação a persuasão aparece de forma explicita, essase faz presente no desenvolvimento do texto. E nesse momento que o escritor desenvolve o tema, seja através de argumentação por citação, comprovação ou raciocínio lógico,tornando sua posição a respeito do que esta sendo discutido.
Quando se lança mão de uma de uma figura de linguagem ela devera sempre ser utilizada com valor argumentativo como um instrumento a mais para a defesa de uma determinadaidéia.

Conclusão

A conclusão é a parte final do texto, um resumo forte e breve de tudo o que foi dito, dando coesão às conjunções entre as idéias opostas.

Reflexão temática

O que é dissertação?

É um ato praticado pelas pessoas todos os dias. Elas procuram justificativas para a elevação dos preços, para o aumento da violência nas cidades. É mundial a preocupação com a bombaatômica, a AIDS, a solidão, poluição.
Muitas vezes, em caso de divergência de opiniões, cada um defende seus pontos de vista em relação ao futebol, ao cinema, a música...
Em alguns casos é preciso persuadir os outros a adotarem ou aceitarem uma forma de pensar diferente.
Em todas as situações se utiliza a linguagem para dissertar, ou seja,organizam-se palavras,frases,textos,a fim de,por meio aapresentação de idéias,dados e conceitos,para chegar a conclusão.
Resumindo, dissertação inclui discussão de idéias, argumentação, organização do pensamento, defesa de pontos de vista, descoberta e soluções.
É necessário conhecimento do assunto que vai ser abordado, juntamente com uma tomada de posição diante o assunto.

Texto 1

Autodestruição
Há tempos a questão da preservação do meioambiente entrou o dia- a -dia das discussões do mundo inteiro. O excesso da poluição emitida pelas indústrias e automóveis e a devastação das florestas são as principais causas do efeito estufa e finalmente se tornaram motivo de preocupação. Contudo, ate agora, os resultados pró natureza são insignificantes perto dos prejuízos causados a ela.
Essa diferença tem razoes econômicas. Não é simples nemvantajoso uma fabrica que emita grande quantidade de poluentes comprarem equipamentos que amenizam tal emissão. O mesmo acontece com automóveis, grandes vilões do ar nas cidades. Segundo reportagens, carros e ônibus velhos poluem quarenta vezes mais do que os novos, e não; e por falta de vontade que os donos não os trocam, e sim por falta de dinheiro. Concluímos, então, que o mundo capitalista...
tracking img