Trabalho de direito civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE SOCIOLOGIA JURÍDICA

1 – Conceitue, de acordo com seus entendimentos do texto:
a) Sociologia Jurídica:
R: A sociologia jurídica é uma ciência importante para a vida da sociedade, poistrata das normas, do controle, das relações e vem para assegurar ao profissional do direito a condição de analisar os impactos que as normas causam na sociedade. Se as normas são justas, se atendem arealidade social daquela localidade. Auxiliando assim o profissional em suas conclusões para que haja uma solução justa dos conflitos existentes em nossa sociedade.
b) Sociedade:
R: É o quevivemos, onde o individuo adapta-se às normas que a mesma impõe e que podem ser de acordo com a moral social ou com a lei, afastando –se progressivamente com relação ao tipo de conduta. Possui também váriosmodos de conduta coletiva, entre elas, a que mais se destaca são os usos e costumes. Na sociedade, existem várias teorias que tentam diferenciar as diversas normas existentes, como o direito, a moral,as normas de trato social, normas técnicas, religiosas, politicas, porém, vários fatores influenciam nesta diferenciação, entre eles a própria convicção de cada grupo.

2 – Explique a frase abaixo:“A Sociologia é uma ciência positiva e o Direito é uma ciência normativa”
R: Essa frase significa que a Sociologia é uma ciência posta que estuda a formação, transformação e desenvolvimento dassociedades humanas e seus fatores, econômicos, culturais, artísticos e religiosos, onde possui vários significados. Já o Direito, estabelece e sistematiza as regras necessárias para assegurar oequilíbrio das funções do organismo social.
3 – Aponte em um texto objetivo e coerente, de pelo menos 07 linhas, qual a importância do Direito para a Sociedade.
R: O indivíduo não nasceu para viver de formaisolada, faz-se necessário um conjunto de regras ou normas jurídicas que visam orientar e disciplinar estas condutas humanas dentro das interferências subjetiva das sociedades, sob pena de causas...
tracking img