Trabalho de desenvolvimento pessoal e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PEDAGOGIA

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Tutora Presencial Erika Costa
Tutora à Distância Edilene Maria de Oliveira

Luciane Ferreira da Costa Marques RA 293407
Rosely C. Queiroz RA 309137
Nayara Escardin Alves RA 331009
Luciane Ferreira da Costa Marques RA 293407
Rosely C. Queiroz RA 309137
Nayara Escardin Alves RA 331009Autodesenvolvimento Profissional na área de Pedagogia

Trabalho apresentado a Tutora Presencial Erika Costa e a Tutora à distância Edilene Maria de Oliveira da disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional, turno Noturno, do Curso Pedagogia da Universidade Anhanguera-Uniderp.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Junho de 2011
1-INTRODUÇÃO

Este trabalho visa oportunizarao profissional de Pedagogia por meio de pontos esclarecedores, tanto positivo como negativo, afim de tornar um profissional mais rico de conhecimentos, aprimorando a relevância da comunicação pedagógica, do marketing pessoal do profissional, traçando a importância do convívio social no campo educacional e também relacionando algumas ocupações pedagógicas.

Oportunidades e ameaças presentes nocenário global.

O mercado e a nova geração de estudantes buscam um novo perfil de professor. A pedagogia hoje dispõe de uma enorme área de atuação, que inclui, além de instituições de ensino, empresas dos mais diversos setores como: atuar em serviços educacionais, orientação educacional e supervisão Escolar, tendo como apoio a prática educativa, criando, elaborando projetos educacionais, naprodução e difusão do entendimento, em Organizações Governamentais e Não Governamentais, em Projetos e Experiências Educacionais Formais e não formais, proporcionando a Inclusão Social. É necessário distinguir o que é escolar do que é educativo. O profissional de pedagogia pode atuar em todas as áreas que exigem um trabalho na área educacional.
As principais ameaças presentes no cenário global, éque apesar do campo da educação ser o que mais cresce no mundo, esta cada dia mais difícil ser professor, pois os mesmos já não são respeitados como antes. A falta de qualificação na área de educação, não serem abertos a mudanças, preferindo ficar na sua metodologia antiga, entre outras, baixa remuneração, violência nas escolas, superlotação nas salas de aula, falta de condições adequadas para suaatuação, falta de material didático.

O profissional da Educação

Marketing pessoal na formação de pedagogos

O marketing pessoal nos diferencia dos outros que lutam pelo mesmo espaço que nós, tanto na pedagogia como em qualquer campo profissional. A importância do marketing pessoal está em não se acomodar, ampliar horizontes, retribuir sempre, ser paciente, flexível, criativo e inovador. Omarketing pessoal é um método individual para atrair, ampliar contatos, relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional.

Relevância da comunicação na pedagogia

Os professores estão constantemente transmitindo novas informações, novos conhecimentos, para que isso seja capaz, é preciso ter uma comunicação saudável com os alunos, desbloqueando receios e medos, fazendocom que aconteça diálogo aberto entre professor-aluno, aluno-professor, pois a comunicação é a capacidade de transferir uma informação, com a convicção de que o outro lado, ou seja, o aluno compreenda a mensagem, ou mesmo, o conteúdo que estamos passando e nos dê uma resposta.

A importância do convívio social no campo da educação

O educador tem que observar o quanto é importante oconvívio social na educação, pois dessa forma pode-se elaborar métodos que possibilitem a compreensão do aluno com relação a importância de seu papel na sociedade e da mesma em sua vida. No entanto, o educador que tem consciência, analisa e entende a sociedade, cooperando com sua melhoria e ensinando seus alunos a terem esperança de que as novas gerações sejam mais humanas e menos injustas. A educação...
tracking img