Trabalho de desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Consulte o resumo de alguns textos sobre o Brasil, tratando de tecnologia, questões sociais, infra-estrutura, entre outros.
Após a leitura escreva um texto resumindo os temas e propostas atuais desta instituição para o Brasil.

Inovação tecnológica na indústria brasileira no passado recente - uma resenha da literatura econômica
O objetivo do estudo é fazer uma revisão da literatura brasileirasobre inovação e desenvolvimento a partir da década de noventa, visando “sistematizar o pensamento gerado no Brasil a respeito das características e determinantes do desempenho das empresas atuantes no país em matéria de P&D, geração de tecnologias e inovação em processos e produtos”. Olhando a literatura de uma perspectiva histórica, dimensão singularmente ausente nos estudos recentes sobreinovação, é recorrente a constatação de que, no Brasil, investe-se pouco em P&D, o aprendizado é “passivo”, as inovações são “defensivas”, o sistema de inovações fragmentado e “imaturo”.
O Brasil, é um país que investe pouco em P&D (pesquisa e desenvolvimento), por essa razão seu sistema de inovações se torna tão fragmentado e “imaturo”, pois o P&D é parte inerente dos processos degeração de inovação. A inovação liga-se ao desenvolvimento, e como o Brasil não esta investindo em inovações, este padrão pouco se modifica ao longo do tempo.

As comparações internacionais confirmam, com riqueza de detalhes, este padrão, que pouco se modifica ao longo do tempo. o investimento em inovação integra o portfólio de investimentos das empresas, as baixas taxas de crescimento einvestimento que prevaleceram ao longo do período explicam, ao menos em parte, pelo lado das empresas, tal padrão de gastos em inovação e a busca reduzida de conhecimento junto aos demais componentes do sistema nacional de inovações. Acresce a isto o papel importante que desempenha a importação de tecnologia no processo de inovações no Brasil. Na história brasileira, coube ao Estado um papel fundamentalna identificação da inovação como um tema prioritário para o desenvolvimento. A abertura dos anos noventa prometia libertar a capacidade de inovação das peias da estrutura interna, via os efeitos dinamizadores do comércio internacional e do investimento direto estrangeiro. A especificidade de recursos naturais é um forte propulsor dos esforços de inovação Especificidades locais, não só de recursos,mas também de mercado parecem explicar boa parte das inovações introduzidas pelas empresas estrangeiras, que respondem por parte substancial do esforço inovador brasileiro. Parece-me especialmente alvissareiro o interesse de novas gerações de pesquisadores pelo assunto e, no campo institucional, o renovado interesse de instituições públicas, federais e estaduais, assim como o engajamento narealização de pesquisas de instituições que representam os interesses do empresariado industrial, primum móbile do processo de inovação. Este processo, difundido através do sistema universitário, tende a formar um universo de pesquisadores dotado de “massa crítica”. No entanto, observando as referências usadas na literatura que revi, parece-me haver baixa comunicação entre os pesquisadores – esta tendea se dar no interno de pequenos grupos, segundo fronteiras institucionais.
O Brasil, é um país que investe pouco em P&D (pesquisa e desenvolvimento), por essa razão seu sistema de inovações se torna tão fragmentado e “imaturo”, pois o P&D é parte inerente dos processos de geração de inovação. A inovação liga-se ao desenvolvimento, e como o Brasil não esta investindo em inovações, estepadrão pouco se modifica ao longo do tempo. Mas atualmente o empresariado industrial está abrangendo grande interesse em novas gerações de pesquisadores e instituições públicas, federais e estaduais pelo assunto, e esse interesse tende a formar um universo de pesquisadores dotado de “massa crítica”.

Pelo fato do Brasil ser um país que pouco investe em pesquisa e desenvolvimento, suas inovações...
tracking img