Trabalho de desenho ttecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO EDUCACIONAL ANHANGUERA

Curso de Engenharia de Processo de Produção

Carlos Eduardo Romanania

José Alberto Freire de Lima

Júlio César Ziantonio

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
DE DESENHO TÉCNICO

Santo André,SP
2011
Carlos Eduardo Romanania

José Alberto Freire de Lima

Júlio César ZiantonioAtividade Prática Supervisionada
de Desenho Técnico

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada ao Centro Universitário Anhanguera de Santo André (UniA), como exigência parcial para aprovação na disciplina Desenho Técnico no curso de Engenharia de Processo de Produção, turma EPPS-4A.

Orientador:
Prof. Pedro Moreira de Godoy, Esp.


Santo André,SP2011

Apresentação

O desenho técnico é uma forma de expressão gráfica com a finalidade de representar formas, dimensões e posições de objetos de acordo com diversas modalidades de engenharia e arquitetura Utilizando-se de um conjunto constituído por linhas, números, símbolos e indicações escritas normalizadas internacionalmente,para essa padronização foicriada a Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization – ISO(RIBEIRO; PERES; IZIDORO, 2011).
A relevância da pesquisa se dá ao vasto conhecimento adquirido pelo grupo com os temas discutidos, que possibilitam maior aprendizado das normas, técnicas e teorias importantes para a matéria de desenho técnico.
O objetivo da pesquisa é integrar a teoria coma prática na construção de desenhos técnicos.
Justificativa: Através de trabalhos científicos os alunos são capazes de interagir em conjunto para discutir idéias e organizá-las para chegar a conclusões em comum para o desenvolvimento acadêmico, através desse trabalho pode-se utilizar da norma ABNT realizando um trabalho de pesquisa com maior credibilidade que irá ajudar no futuro como naprodução de uma monografia.

Método:
Foram utilizados bases de dados online incluindo manuais, aulas, entre outros materiais disponíveis online, a pesquisa foi realizada por buscadores Google e Google acadêmico, e livros dos últimos 5 anos da Na etapa 1, passo 4 os componentes do grupo traçaram todos os tipos de linhas utilizadas em desenho técnico,e na etapa 2, passo 2, estes realizaram um desenho commargens em escalas 1:1.

Na Etapa 1 apresentamos as características do desenho técnico,seus critérios, normas,modos de representação, tipos e espessura de linhas,escrita normatizada e escalas.

Na Etapa 2 temos um estudo sobre geometria linear,definindo tipos diferentes de reta e polígonos,suas semelhanças e diferenças

Etapa 1
O Desenho Técnico Como Forma de Comunicação

1.1Aspectosgerais do desenho técnico

Com a leitura do capítulo 1 do livro, o grupo pode discutir os tópicos considerando importantes:
Comunicação gráfica:
A Comunicação Gráfica de idéias, em que se pode notar a existência de vários meios de se comunicar utilizando a grafia entre elas existe a do desenho técnico, que é possui regras definidas, servindo para comunicar de maneira única suas idéias econceitos.
Desenho técnico e artístico :
O desenho técnico e o artístico são distintos um é feito de forma precisa daquilo que se quer representar enquanto outra é um esboço sendo um desenho sem forma precisa.O desenho técnico vem se tornando mais preciso e rigoroso com isso não é mais necessária a fabricação de modelos para garantir o seu pleno funcionamento.

Desenho técnico: Modos derepresentação.
Como citado o desenho técnico pode ser representado de várias formas, entre elas as mais usadas são: vistas e perspectivas.
Perspectiva
A perspectiva é utilizada para se ter uma visão rápida e espacial de uma determinada peça, o desenho se assemelha a uma foto, não sendo necessária grande habilidade para ser visualizado.
Vistas múltiplas.
Na representação em vistas múltiplas é um dos...
tracking img