Trabalho De Dani 22 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
UNIDADE SALVADOR







COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Curso: Serviço social
Alunas:
Adelaide Conceição Costa da Silva (RA: 392966)
Ana Paula Batista dos Santos ( RA: 396740)
Daniele de Santana Rocha (RA: 395793)




Salvador
Abril -2015
1.0 INTRODUÇÃO


Esta pesquisa visa mostrar a importância de se conhecer osdireitos que os Assistentes Sociais têm, ela é regulamentada na lei 8.662/1993, e com o desenvolvimento da mesma abordaremos os Conselhos De Fiscalização dentro da área do profissional de Serviço Social no Brasil e as suas relevâncias e demandas a serem vencidas a cada dia e também de como é possível rever conceitos e conquistas vindas dos Conselhos e suas atribuições.















2.0ConselhoFederal de Serviço Social ( CFESS)

Por ser uma Autarquia Federal e tendo suas atribuições de orientar, disciplinar, normatizar e fiscalizar, defendendo assim, o exercício profissional do Assistente Social, regulamentado na lei 8.662/1993, que por sua vez promove ao longo dos anos várias ações políticas , visando construir projetos de sociedade, tem um grande momento ou um grande desafio aoenfrentar ao longo de sua elaboração.
Pois, o Estado por sua vez, tenta de todas as formas exercer um domínio sobre a classe trabalhadora no Brasil, impondo medidas que na maioria das vezes, não são corretas, o Estado com suas estratégias fortes sempre pronto para lutar contra os Assistentes Sociais. Poder Político que não tem autonomia nenhuma, criada somente para controlar, para manipular, num contextode forte regulação estatal sobre o exercício do trabalho.
O seu alvo é sempre os profissionais, e com isso entra o Conselho De Fiscalização criado, especificamente para dá suporte aos trabalhadores, sendo mesmo, uns intercessores dessa classe. No princípio não era aceitável, não existia um espaço e o Estado não aceitava pela sua aproximação, visamos à importância de se ter ou existir afiscalização, que por conta de todas as barreiras passou a existir.
A Profissão Do Serviço Social, com base no conservadorismo, surgiu como um movimento contra a Revolução Francesa e visa combater o individualismo, o secularismo e o igualitarismo , com isso os princípios viam não a emancipação individual e a libertação criativa, mas a alienação crescente e a insegurança inevitáveis.
A Profissão Do ServiçoSocial passa por uma transformação onde sai do conservadorismo e entra em uma nova etapa, a busca por reconhecimento da classe e da profissão dos Assistentes Sociais e começa a tomar um novo rumo, com a visão ampla de novos méritos, novos projetos e a luta por espaços, pela redemocratização da sociedade, parcela de categoria, a luta pela direção dos Conselhos, que asseguram os Assistentes Sociais edão a eles os direitos tão esperados. O Momento de reconceituação torna a vida profissional mais promissora, pois a cada novas descobertas se torna momento de glória, o tão sonhado reconhecimento de uma grande luta , que eles vem travando desde o início do Serviço Social.


3.0 O papel do assistente social na sociedade atual
Em um panorama histórico, contextualizaremos a elaboração de Lei8.662/1993 e pontuaremos os conteúdos que versam sobre as competências profissionais. A Lei é de grande importância, pois ela assegura os profissionais e com sua relevância na configuração da profissão deixam claras as atribuições dos Assistentes Sociais, pois suas competências, além de determinar, como entidades representativas da categoria, o Conselho Federal de Serviço Social e o Conselho Regionalde Serviço Social, regulamentam o exercício da profissão do Assistente Social em todo território nacional, mostrando que a profissão só poderá ser exercida pelos possuídores de graduação do Serviço Social apontando assim dentro da lei. Suas atribuições profissionais deverão elaborar programas e projetos de âmbito de atuação junto às políticas públicas, visando o bem estar da sociedade e...
tracking img