Trabalho de corte e aterro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Cortes são segmentos que requerem escavação no terreno natural para se alcançar a linha da altura média.
As operações de corte compreendem: escavação dos materiais constituintes doterreno natural até a plataforma de terraplenagem definida pelo projeto; escavação para rebaixamento do leito de terraplenagem, nos casos em que o subleito for constituído por materiais indesejáveis;transporte dos materiais escavados para aterros ou bota-foras;
Aterros constituem volumes de terra cuja implementação requer o depósito de materiais. Os materiais de aterro se originam dos cortes edos empréstimos. As operações de aterro compreendem a descarga, o espalhamento da terra, a correção da umidade e a compactação dos materiais escavados para confecção do corpo e da camada final dosaterros.
Bota-foras são os volumes de materiais que, por excesso ou por condições geotécnicas insatisfatórias, são escavados nos cortes e destinados a depósitos em áreas externas à construção rodoviária,ou seja, são os volumes de materiais escavados não utilizáveis na terraplanagem.
O local de depósito desses materiais deve ser criteriosamente definido a fim de não causar efeitos danosos às outrasobras de construção e ao próprio meio-ambiente.
O trabalho a seguir demonstra os cálculos necessários para se saber volumes de terra de seções, cálculos de curvas de nível e o cálculo necessário parase saber a altura média de um terreno que se deseja planificar, assim como a relação de viagens de terra para se alcançar uma certa cota final no terreno.









ObjetivoSensibilizar os alunos para a leitura de plantas com curvas de nível.
Auxiliar nas tomadas de decisões quando da implantação de obras.
Facilitara aprendizagem na disciplina.Memorial de Cálculo

Conclusão

A partir do croqui dado e dos cálculos feitos com base na matéria de cortes e aterros, chegou-se na altura média de 78,70 metros, ou seja, para que o terreno fique com...
tracking img