Trabalho de corrosao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* DEFINIÇÃO DE OXIDAÇAO E REDUÇÃO:
Denomina-se oxidação perda de eletrons por uma especie quimica.
Denomina-se redução o ganho de eletrons por uma especie quimica
* OXIDAÇÃO 
Se tratando de oxidação, podemos dizer que ela é considerada a transformação onde ocorre um aumento do número de oxidação das espécies químicas. 
A oxidação é relacionada com um fenômeno químico (combinar com ooxigênio), portanto toda espécie que combinar com o oxigênio, irá sofrer uma oxidação. Já se um átomo se combinar com o oxigênio, ele terá a tendência de perder elétrons, aumentando assim o número de oxidação no carbono. 
Vamos imaginar que um prego de ferro, sofreu uma oxidação, ou seja, ele perdeu elétrons, logo se colocarmos em forma de equação, veremos que o seu número de oxidação aumentou. Vejamos: 

Portanto a partir das afirmações acima, podemos dizer que o fenômeno oxidação “significa” a perda de elétrons.
* REDUÇÃO
Se tratando de redução, podemos dizer que ela é considerada uma transformação onde ocorre uma diminuição do número de oxidação de uma espécie química.
Observe abaixo a reação entre magnésio e oxigênio, no formato eletrônico. 
Mg (Z = 12)
O(Z=8) 

K | L | M|
2 | 8 | 2 |
2 | 6 |   |
   
Obs.: o flúor é o único elemento cujo os átomos não perdem elétrons ao se combinarem.
Vejamos agora uma figura que nos mostra que o magnésio sofreu uma oxidação, perdendo assim dois elétrons, consequentemente o oxigênio sofreu uma redução, ganhando assim dois elétrons. Vejamos a ilustração abaixo: 
Observando a figura nota-se que o magnésio perdeu 2elétrons, ocorrendo a oxidação, neste caso o oxigênio recebeu 2 elétrons, decorrente da redução que sofreu. 

* PILHAS E TIPOS DE PILHA:
* Principais tipos de pilhas:
a)      Pilha de eletrodos metálicos diferentes
            É o tipo de pilha que ocorre quando dois metais ou ligas metálicas diferentes estão em contato e imersos num mesmo eletrólito, é a chamada pilha galvânica ou corrosãogalvânica. Por observações sabe-se que o metal mais ativo na tabela de potencial de eletrodo, é que funciona como ânodo da pilha. Por exemplo, no caso do ferro em contato metálico com cobre e imersos em um eletrólito, como água salgada, ocorre uma transferência de elétrons do ferro (ânodo) para o cobre (cátodo).
b)Pilha de concentração
Existem casos em que se têm materiais metálicos de mesmanatureza, mas que podem originar uma diferença de potencial formando pilhas e, ocasionando processos de corrosão. Isto ocorre quando se tem um mesmo material metálico em contato com diferentes concentrações de um mesmo eletrólito ou em contato com o mesmo eletrólito, porém em locais em que os teores de gases dissolvidos são diferentes.
b.1) Pilha de concentração iônica
Pilha formada por materialmetálico de mesma natureza, em contato com soluções de diferentes concentrações.
Pode-se verificar que, diminuindo-se a concentração dos íons Mn+ aumenta-se a tendência à perda de elétrons.
Pode-se fixar, então, a natureza elétrica dos eletrodos:
-    ânodo: aquele que estiver imerso na solução mais diluída;
-    cátodo: aquele que estiver imerso na solução mais concentrada.
As primeiras aplicaçõesimportantes da eletricidade provieram do aperfeiçoamento das pilhas voltaicas  originais pelo cientista e professor inglês John Daniell, em 1836.
Pilhas eletroquímicas são sistemas que produzem corrente contínua e baseiam-se nas diferentes tendências para ceder e receber elétrons das espécies químicas
* PILHA DE DANIELL/ ESQUEMA DE PILHA / ANODO E CATODO
A pilha de Daniell é constituída deuma placa de Zinco (Zn) em uma solução de ZnSO4 e uma placa de Cobre (Cu) em uma solução de CuSO4. As duas soluções são ligadas por uma ponte salina, ou por uma parede porosa.

Sentido dos elétrons
Os elétrons circulam do eletrodo de maior potencial de oxidação para o de menor potencial de oxidação. No caso da pilha de Daniell os elétrons vão do zinco para o cobre.
Pólos da pilha Pólo...
tracking img