Trabalho de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Métodos de Avaliação de Investimentos são ferramentas utilizadas por empresas, sejam elas de qualquer ramo comercial, para avaliar suas participações em outras, que certamente foram adquiridas com intuito de obtenção de lucros. Existem dois métodos de avaliação: Método de Custo e o Método de Equivalência Patrimonial.
De acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade, o métododo custo é um método de contabilização de um investimento em que o investimento é reconhecido pelo custo. O investidor reconhece o rendimento do investimento apenas até ao ponto em que o investidor receber distribuições de lucros acumulados da investida que resultem após a data da aquisição. As distribuições recebidas em excesso de tais lucros são consideradas uma recuperação do investimento,sendo reconhecidas como uma redução do custo do investimento.
Já o Método de Equivalência Patrimonial é um método de consolidação contábil pelo qual o investimento numa associada é inicialmente reconhecido pelo custo e a quantia escriturada é aumentada ou diminuída para reconhecer a parte da investidora nos lucros ou prejuízos da investida depois da data da aquisição. A parte da investidora noslucros ou prejuízos da investida é reconhecida nos lucros ou prejuízos da investidora. As distribuições recebidas de uma investida reduzem a quantia escriturada do investimento.
Podem também ser necessários ajustamentos na quantia escriturada para alterações no interesse proporcional da investidora na investida resultantes de alterações no capital próprio da investida que não tenham sidoreconhecidas nos lucros ou prejuízos da investida. Tais alterações incluem as resultantes da revalorização de ativos fixos tangíveis e das diferenças de transposição de moeda estrangeira. A parte da investidora nessas alterações é reconhecida diretamente no capital próprio da investidora.

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM COLIGADAS E CONTROLADAS

MÉTODO DE CUSTO E MÉTODO DE EQUIVALÊNCIAPATRIMONIAL

A Lei 6.404/76 prevê no seu art. 2º, § 3º que uma empresa (companhia ou sociedade anônima) pode ter como objeto social “participar de outras sociedades; ainda que não prevista no estatuto, a participação é facultada como meio de realizar o objeto social, ou beneficiar-se de incentivos fiscais”, assim, uma empresa de qualquer ramo comercial pode, também, investir em outras sociedades (comprarações de outras empresas) a fim de alcançar seu objetivo, ou seja, obter e maximizar o seu lucro.
Assim, os investimentos feitos em outras sociedades podem ser avaliados por dois métodos: Método de Custo (ou Valor Justo) e Método de Equivalência Patrimonial.
De acordo com a definição de FIPECAFI (2010, p. 169), o Método de Custo:
baseia-no fato de que a investidora registra somente asoperações ou transações baseadas em atos formais, pois, de fato, os dividendos são registrados como receita no momento em que são declarados e distribuídos, ou reconhecidos pela empresa investida.
Dessa forma, no método de custo não importa quando ou quanto foi gerado de lucro ou reserva, mas sim as datas e atos formais de sua distribuição.Com isso deixa-se de reconhecer, na empresa investidora, os lucrose reservas gerados e não distribuídos pela coligada.

Ainda sob o ponto de vista desses autores o Método de Equivalência Patrimonial
consiste “no fato de que os resultados e quaisquer outras variações patrimoniais da investida sejam reconhecidos (contabilizadas) na investidora no momento de sua geração na investida, independentemente de serem ou não distribuídos por esta”. Para eles aequivalência patrimonial se origina de algo como que equivale a parte do patrimônio líquido da investida. E dizem ainda que por esse critério as investidoras reconhecem os resultados de seus investimentos nessas entidades no momento em que tais resultados são gerados na investida, e não somente no momento em que são distribuídos na forma de dividendos. Dessa forma o Método de Equivalência Patrimonial...
tracking img