Trabalho de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alunas: Ana Carla Barradas Gama


PESQUISA DOS LIVROS CONTÁBEIS.

Outubro/2012
Belém - PA

Introdução
Durante várias décadas a contabilidade teve papel significativo para a maioria das empresas brasileiras. A importância dos Serviços contábeis residia em manter a escrita fiscal organizada, ter controle das atividades administrativas (folha de pagamento, informações sociais, registrosde alterações contratuais, informações estatísticas etc.) e atender à legislação vigente. Era quase inadmissível uma empresa não contar com os Serviços ou com a orientação de um profissional de contabilidade.
Livros contábeis são aqueles utilizados pelo setor de Contabilidade. Destinam-se à escrituração contábil dos atos e dos fatos administrativos que ocorrem na empresa.
Segundo o CódigoComercial Brasileiro, todos os comerciantes estão obrigados a seguir uma ordem uniforme de contabilidade e escrituração e a manter os livros necessários para esse fim. Deverão, ainda, conservar em boa guarda toda a escrituração, correspondências e demais papéis pertencentes ao giro de seu comércio, enquanto não prescreverem as ações que lhes possam ser relativas.
Os principais livros utilizados pelaContabilidade são:Livro Diário,Livro Razão,Registro de Duplicatas,Livro Caixa,Livro Conta-correntes

* LIVRO DIÁRIO
 
O livro Diário é o único livro que será aceito em litígios jurídicos como prova dos fatos incorridos e realizados na sociedade, tamanha é sua credibilidade e importância, portanto vamos aprender um pouco mais sobre ele.
 
É um livro obrigatório conforme a legislaçãocomercial, e antes estava previsto no artigo 11 do Código Comercial Brasileiro de 1850 e no Decreto-Lei 468/69, matéria que agora está inserida em nosso novo Código Civil, Livro II da Parte Especial – Direito da Empresa. 
 
O Livro Diário Contábil é aquele em que os empresários do fomento mercantil podem observar todos os lançamentos realizados a débito e a crédito existentes em sua escrituraçãocontábil, fruto dos negócios realizados no dia a dia. Por isso é indispensável e obrigatório a todos os que exercem a atividade empresarial.
 
Deve ser escriturado por sistema informatizado de processamento de dados, contendo suas folhas tipograficamente numeradas. Além disso, é obrigatório ser autenticado no Registro Público de Empresas Mercantis.
 
No caso das empresas de Fomento Mercantil esteprocedimento deve ser feito na Junta Comercial de seu Estado, segundo Instrução Normativa (IN) do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC) nº 65/1977, após sua escrituração. O documento antes deve ser encadernado por brochura e numerado de forma cronológica.
 
A forma técnica e apropriada para a elaboração do Livro Diário Contábil requer o preenchimento de alguns requisitos intrínsecos: 
a)   Uso de idioma nacional (CPC, artigo 157);
 
b)   emprego de moeda corrente nacional;
 
c)   forma contábil;
 
d)   individuação, ou seja, consignação expressa dos principais caracteres dos documentos que dão sustentação ao lançamento;
 
e)   clareza e ordem cronológica (dia, mês e ano);
 
f)    ausência de intervalos em branco, entrelinhas, borrões, rasuras, emendas outransportes para as margens;
 
g)   é vedada a utlização de códigos de números ou de abreviaturas, não constantes ou não explicados no próprio livro.
 
O Livro Diário deverá conter em sua escrituração obrigatoriamente:
 
a)   Termos de abertura e de encerramento, devidamente assinados pelo empresário administrador da sociedade, e o contador legalmente habilitado, responsável técnico pela escrituraçãocontábil contida no livro, (artigos 6º e 7º do Decreto 64.567/69);
 b)   todos os lançamentos realizados, de forma cronológica durante o período em que o livro contemplar;
 c)   os lançamentos deverão conter data, conta contábil, histórico e valor;
 d)   o Balanço Patrimonial e do Resultado Econômico, devidamente assinados pelo empresário administrador da sociedade e o contador, legalmente...
tracking img