Trabalho de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPOTÂNCIA DO BALANÇO PATRIMONIAL

O Balanço patrimonial é uma demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade em determinadadata, representando uma posição estática. O Balanço apresenta os Ativos bens e direitos e Passivos é obrigações e o Patrimônio Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos.Inicialmente o balanço patrimonial é dividido em 2 categorias principais:
Ativos: consistem nos bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela empresa. Também constituem osativos os investimentos financeiros ou de qualquer espécie que a empresa fez e títulos públicos ou privados que a empresa tem por receber.
Passivos: Passivos compreendem as obrigações financeiras daempresa com o Estado, seus funcionários e com outras empresas.
Quando já temos realizado o cálculo dos ativos e dos passivos, podemos obter por fim o Patrimônio Liquido. Este que consiste na diferençados Ativos, positivos, relativos aos lucros e investimentos e dos Passivos, negativos, relativos a pagamentos e dividas, sendo assim o Patrimônio Liquido considerado o capital que a empresaefetivamente tem disponível em caixa.
Subdivisão dos Ativos e Passivos
Assim como o balanço patrimonial pode ser dividido em Ativos e Passivos, estes também podem ser classificados em sub-divisões parafacilitar os cálculos e estatísticas, para os ativos temos:
• Ativos Atuais: todo o dinheiro e recursos que estão aplicados em fontes acessíveis tais como ações, títulos e contas bancárias. São recursosque facilmente ou de maneira relativamente fácil, podem ser convertidos em dinheiro no prazo de até 1 ano.
• Ativos Fixos: itens relativos a patrimônio mais fixo e que podem ser mensurados emperíodos mais longos, tais como terrenos, prédios, plantas industriais, veículos, máquinas, equipamentos e mobiliário.
• Ativos de Longo Prazo: Consistem em fontes abstratas de recursos tais como...
tracking img