Trabalho de consultoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDER CONSULTORIA

A EMPREENDER CONSULTORIA nasceu em 2008, da iniciativa de três jovens graduandos em administração, que ficaram sensibilizados com os problemas atuais referentes à administração organizacional e departamental das empresas da região do Vale do Aço. Hoje a consultoria conta com cinco colaboradores responsáveis por realizar todo trabalho de campo, coleta de informações epesquisas no ramo de consultoria administrativa para empresas.

A partir de estudos e pesquisas com uso de formulários e organogramas, a EMPREENDER CONSULTORIA viu a possibilidade de proporcionar as empresas clientes, melhorias departamentais e funcionais nos setores, em busca de reduzir as perdas de tempo entre execução de atividades diárias e excessos de responsabilidade, dentre outrosproblemas departamentais referentes à ausência de políticas de organização dentro das empresas.

[pic]
Figura 01 –Empreender Consultoria - Logo

Componentes

A Consultoria é composta por cinco membros, a saber, Carlos Glauss, Diego Nogueira, Lucas de Oliveira, Marcelo e Patrícia Meireles. Graduandos em Administração com Habilitação em Comercio Exterior pela Universidade Presidente AntonioCarlos do Campus Ipatinga/MG.

INTRODUÇÃO

Este presente trabalho pretende aplicar conhecimentos adquiridos durante todo o curso da administração tendo em vista a complexidade das organizações atuais do setor de ensino.

Como forma de aprimorar os conhecimentos relacionados à consultoria administrativa foi possível associar-se a uma entidade de ensino, a saber, o Instituto PROMINAS, paraaplicação de tal trabalho.

O objetivo deste consiste em proporcionar melhorias operacionais nos diversos departamentos da organização para execução adequada de cada uma das tarefas e funções dos setores desta Instituição de Ensino.

Este tipo de consultoria interna passa a ter um papel fundamental nas diferentes atividades de uma organização, uma vez que tem como responsabilidade apoiar asáreas clientes na resolução de problemas, sejam eles de ordem tecnológica, mercadológica, estrutural, cultural operacional, que envolvam a gestão de pessoas.

O trabalho compõe um conjunto de pesquisas “in loco”, entrevistas e abordagens que posiciona este tipo de consultoria como administrativa interna (CI). Cada tópico abordado no valoriza a coleta de informações por um dos consultores e seuparecer da situação, o que classifica o trabalho como Relatório de Consultoria. Na seção dos anexos será possível encontrar os questionários aplicados e as informações coletadas durante as entrevistas sobre cada um dos setores da Instituição, o que destaca o caráter descritivo dos textos.

Para compreendermos a complexidade deste trabalho convém saber o significado do termo “consultoria”.

ParaSchein (1972 p.8)[1] o termo consultoria significa: “um conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatores inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Assim, temos a consultoria como um processo de aprendizagem mútua entre o consultor e o cliente, com base num ciclo constante de pesquisa-ação , isto é, ensaio-erro-acerto.”Para discutir a figura do consultor, a melhor definição vem de Block (1991)[2], que aproxima e define a figura do consultor em relação á organização ao afirmar que “o consultor é uma pessoa, por sua habilidade, postura e posição, que tem poder de influência sobre as pessoas, grupos e organizações, mas que não possui poder direto para produzir mudanças ou programas de implementação“.

Aconsultoria proposta ao cliente, é caracterizada como consultoria interna, e valoriza a apresentação de soluções em levantamento de hipóteses, com aplicação de entrevistas aos funcionários e colaboradores da organização utilizando recursos pedagógicos e sistemas de avaliação e coleta de dados, como questionários e reuniões entre os envolvidos. A consultoria interna, funciona mais que um cargo novo á...
tracking img