TRABALHO DE CONNTENÇOES

2167 palavras 9 páginas
FACULDADE ASSIS GURGACZ
AMANDA TANITA
BRUNA LINHARES
GABRIELA CARDIAS FIGUEIREDO MATUSITA
MARIANA PIZZO DINIZ
SABRINA MEURER

PROJETO DE DRENAGEM DE CONSTRUÇÃO

CASCAVEL
2015
AMANDA TANITA
BRUNA LINHARES
GABRIELA CARDIAS FIGUEIREDO MATUSITA
MARIANA PIZZO DINIZ
SABRINA MEURER

PROJETO DE DRENAGEM DE CONSTRUÇÃO

Trabalho referente à disciplina de Tecnologia da Construção , 4º Período de Arquitetura e Urbanismo da FAG.
Professor: Lucas Tozzi.

CASCAVEL
2015
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo explicar o funcionamento dos projetos de drenagem nas contenções, elementos da construção civil que possuem o objetivo de barrar, apoiar e sustentar grandes volumes de terra, possibilitando a construção em terrenos com topografia desfavoráveis.
Além disso, apresentamos uma breve explicação, através de desenhos esquemáticos a melhor forma de prevenir e evitar umidades ascendentes assim como outras patologias oriundas do solo causadas pelo acúmulo da umidade.

1 MUROS DE CONTENÇÕES

Na construção civil, a definição de muro pode ser assim explicitada: estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Podem ser construídos em alvenaria (tijolos ou pedras) ou em concreto (simples ou armado), ou ainda, de elementos especiais.
Os muros de contenção especificamente são utilizados para conter, barrar e suportar certas cargas possibilitando a construção em terrenos que apresentam uma topografia desfavorável para o seu uso. Desta forma, a sua aplicação é amplamente difundida dentro da construção civil.
É neste contexto que surge um questionamento: nestes grandes volumes de terra sustentados por muros de contenções, como é feita a drenagem da água? Há um projeto, uma norma que delimita os processos de drenagem?
Abaixo, seguem seis tipos e modelos de muros de contenção, exemplificando teoricamente e por meio de desenhos esquemáticos a forma mais correta e segura

Relacionados