Trabalho de conclusao de curso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Empreendedorismo tem sido um tema muito discutido no meio universitário e empresarial, visto que não basta ser empresário tem que saber inovar o negócio.
Não existe ainda entre os brasileiros uma mentalidade consolidada dizendo que é importante ter iniciativa própria e correr riscos, ser dono do próprio negócio. No Brasil a maioria das instituições de ensino funcionasegundo velhos paradigmas, que não preparam os jovens para os novos tempos.
Segundo Dolabela (2000, p.52), “hoje predomina a visão de Schumpeter, em que o empreendedor é visto como motor da economia, o agente de inovação e mudanças, capaz de desencadear o crescimento econômico”.
É exatamente esse aspecto que tem caracterizado o empreendedor, alguém que é capaz de tirar uma idéia dopapel, transformá-la em um projeto gerador de divisas e ânimo de sobra para defendê-la.
Identificar se os empresários das indústrias do setor de confecções possuem características empreendedoras
As indústrias do setor têxtil em Mato Grosso do Sul segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS do Ministério do Trabalho e Emprego (2006) é de 240 indústrias de micro, pequenoe médio porte, visto que de grande porte não existe nenhuma em Mato Grosso do Sul, e as micro e pequenas indústrias geram cerca de 5.257 empregos formais no estado, e em Campo Grande são 687 empregos no setor têxtil.

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Identificar o perfil do empreendedor e analisá-lo pode permitir que um novo conjunto de contribuições seja lançado no ambiente empresarial.Fomentar o espírito empreendedor nos empresários da indústria torna-se uma tarefa de elevada importância para o seu desenvolvimento.
A grande finalidade do estudo do perfil do empreendedor é estabelecer a relação deste perfil com o sucesso empresarial. As micro e pequenas empresas industriais do setor de confecções de Campo Grande – Mato Grosso do Sul, foram delimitadas como objeto desteestudo por representar um setor de relevância no atual contexto do crescimento industrial da capital do Estado, como também pela sinalização da ampliação do número de indústrias nos próximos anos.
O estudo ocorreu nas Empresas.... em suas sedes em Campo Grande, MS.
As visitas e entrevistas tiveram inicio em outubro de 2009 e foi concluída em no mes de novembro de 2009.

2.JUSTIFICATIVA

Esse tema foi escolhido visando busca pelo conhecimento do perfil empreendedor dos empresários das micro e pequenas empresas industriais do setor de confecções de Campo Grande - Mato Grosso do Sul. A partir disso analisar as características empreendedoras bem como as práticas utilizadas pelos empresários do setor de confecções, visto que é um setor com grande potencial, gerandomuitos empregos e contribuindo para o aumento da economia do Estado e do município de Campo Grande.
O interesse de toda a sociedade em relação aos pequenos negócios é explicado pelo seu grande significado político e econômico. Político porque as micro e pequenas empresas funcionam como fator de equilíbrio da estrutura empresarial brasileira e coexistem com as grandes empresas. Econômicoporque geram grande número de empregos, por isso, contribuem muito na geração de receitas e na produção de bens
Casos de sucessos de empresas no setor têxtil têm sido atribuídos ao perfil empreendedor e a capacidade empreendedora de seus dirigentes que, na maioria das vezes, iniciam seus negócios baseados em uma idéia inovadora, com pouco ou nenhum capital e, mesmo com inúmeras adversidades,venceram obstáculos e se posicionaram como empresários inovadores e de sucesso no ramo têxtil (referência).
A nova ordem econômica mundial tem feito com que esses paradigmas sejam quebrados e tem exigido das pessoas uma nova postura perante os desafios do desemprego, do aumento da miséria e da oscilação constante no mercado econômico. Nesse sentido, o empreendedor é visto como um indutor...
tracking img