Trabalho de conclusao de curso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
“PAULA SOUZA”
Escola Técnica Estadual “Presidente Vargas”

SST EM SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

Mogi das Cruzes
2012
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
“PAULA SOUZA”
Escola Técnica Estadual “Presidente Vargas”

ALEX AKIRA KINOSHITA
ALISSON DANTAS
KATIA CARDOZO MARQUES
MANOEL LUIS RAMOS DOS SANTOS
MICHAEL DIAS DEMATOS FELIX
TATIANA DA COSTA APARECIDO

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito na obtenção de nota na disciplina de DTCC do Curso de Segurança do Trabalho.
SST EM SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

Mogi das Cruzes
2012
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
“PAULA SOUZA”
Escola Técnica Estadual “Presidente Vargas”

Este trabalho foi consideradoadequado para a obtenção de aprovação na disciplina de DTCC do curso de Segurança do Trabalho da Escola Técnica Presidente Vargas.

Professor

Professor

Professor

Mogi das Cruzes
2012

ABSTRACT


AGRADECIMENTO
Agradecemos a Deus que esteve conosco nesse projeto nos auxiliando em todas as horas. Agradecemos a todos nossos professores, que contribuíram para nossa formação, emespecial ao professor orientador Masayoshi Shitara, que nos apoiou nos momentos mais difíceis. Nosso agradecimento especial a todas as pessoas envolvidas no projeto, funcionários entrevistados das terceiras e nossos colegas de sala.

EPÍGRAFE

“A consciência da inconsciência da vida é o mais antigo imposto à inteligência.”
Fernando Pessoa


SUMÁRIO
ERRATAErro! Indicador não definido.DEDICATÓRIAErro! Indicador não definido.
AGRADECIMENTO5
EPÍGRAFE6
RESUMO8
ABSTRACT9
INTRODUÇÃO10
TRABALHO DE CAMPO26
GLOSSÁRIO433
REFERÊNCIA444
APÊNDICE466
ANEXOS488



RESUMO

Este trabalho tem como objetivo reconhecer e buscar soluções para os problemas existentes relacionados com Segurança do Trabalho, no ambiente da atividade de limpeza e conservação.
Sabemos que os funcionáriosterceirizados não gozam das mesmas condições e materiais necessários para a realização da atividade como um contratado direto da empresa.
Nem sempre os terceirizados têm um local adequado para se alimentar, armazenar seus EPI´s, os produtos necessários para a realização da atividade, enfim, pudemos perceber a dificuldade encontrada nos postos de trabalho visitados, conta muito pra quem estamosprestando serviço, se é uma empresa de grande porte, que se preocupa com a segurança do funcionário, ou é uma empresa que não tem em sua essência esse cuidado com seus colaboradores.
O objetivo desta pesquisa foi trazer à tona alguns dos problemas no processo de terceirização dos serviços de limpeza e conservação no Brasil, abordando os principais riscos e condições ocupacionais desta atividadeeconômica. Para isso, optamos por realizar uma análise, no intuito de rastrearmos as origens desta atividade econômica e seu desenvolvimento histórico-social no interior dos modelos produtivos vigentes. Diante das limitações acerca do tema, este trabalho não almeja abordar todos os aspectos do processo de terceirização de serviços de limpeza e conservação, mas sim tentar encontrar soluções viáveispara os problemas que forem encontrados durante a realização do projeto que envolvam a saúde e a segurança do funcionário.

ABSTRACT

INTRODUÇÃO
A terceirização pode ser aplicada em todas as áreas da empresa definida como atividade-meio.
Para identificar as áreas que podem ser terceirizadas deve-se analisar criteriosamente o contrato social das empresas e definir acertadamente aatividade-fim.
A CLT, no art. 581, § 2º dispõe que se entende por atividade-fim a que caracterizar a unidade do produto, operação ou objetivo final, para cuja obtenção todas as demais atividades convirjam exclusivamente em regime de conexão funcional.
É ilegal a terceirização ligada diretamente ao produto final, ou seja, a atividade-fim. Isolando a atividade-fim, todas as demais podem ser legalmente...
tracking img