TRABALHO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Conceito de Aliena o

952 palavras 4 páginas
FACIPLAC
EZEQUIEL GONÇALVES MACHADO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho de adaptação

GAMA- DF
2015
Conceito de Alienação

No capitalismo, com a propriedade privada nos meios de produção e a divisão técnica do trabalho, na qual imperam relações sociais de assalariamento, o acesso as riquezas materiais e simbólicas socialmente produzidas pela atividade de trabalho realizada pelo conjunto da humanidade, passa ser restrito apenas um grupo da população, a uma classe social: aquela que possui os meios de produção (MARX,2008a). Desta forma, os processos de apropriação das objetivações genéricas constituem – se, nesse contexto, como um processo de alienação.
Para entender o processo de alienação produzidas por essas relações, Marx (1989) considera a alienação do trabalho sobre quatro dimensões inter-relacionadas: 1) alienação do homem com a natureza; 2) a alienação do homem de si mesmo, da sua atividade vital; 3) a alienação do homem com relação ao seu genérico; 4) a alienação do homem do homem.
Buscamos resgatar a noção de trabalho alienado, reconhecendo o valor heurístico dessa noção marxista para a construção de uma perspectiva teórica que incorpore a existência tanto dos limites biológicos, físicos e químicos da natureza quanto da plasticidade e limites biopsicossociais dos indivíduos como substrato da realidade social e, mais especificamente, do mundo do trabalho. Esses limites, frequentemente, permanecem como elementos exteriores ou acessórios nas análises sociológicas, restritos às abordagens funcionalistas e (ou) pulverizados em diferentes saberes disciplinares. As sociedades urbano-industriais efetivaram, ao longo de quatro séculos, uma completa revolução nas atividades humanas no trabalho, ao inverterem o arranjo trabalhador è instrumento è objeto, que prevalecia, até então, em diferentes contextos culturais, sob variadas formas de constrangimentos e de dominação. Nesse arranjo ‘artesanal’, o trabalhador, mediante os instrumentos

Relacionados