Trabalho de comercio electronico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia de suporte ao comercio electronico

Protocolos de Comunicação

Definição
No domínio das redes de computação, um protocolo é um conjunto de especificações objectivas que os computadores entendem.
Tecnicamente, é um conjunto de regras padrão que caracterizam o formato, a sincronização, a sequência e, ainda, a detecção de erros e falhas na comutação de pacotes, isto é, natransmissão de informação entre computadores.
Assim, dois ou mais computadores, para comunicarem numa rede, têm de falar a mesma linguagem, ou seja, usar o mesmo protocolo.
Para existir comunicação é necessário existir pelo menos um canal, um emissor e um receptor e garantir que ambos tenham a faculdade de utilizar um protocolo comum.

Existem vários tipos de protocolos, mas os mais importantes são:Tipos de Protocolos:

1 - IP;
2 - UDP;
3 - TCP.

Protocolo IP

IP - O mais importante dos protocolos em que se baseia a Internet. Parte IP do protocolo TCP/IP, é responsável por direccionar os pacotes de informação na rede da origem até o destino.
De uma forma genérica é um endereço que indica o local de um determinado equipamento como computadores, telemóveis, scanners, etc, numa redepública ou privada.
Para um melhor uso dos endereços de equipamentos em rede pelas pessoas, utiliza-se a forma de endereços de domínios, tal como www8.jogos.com

Protocolo UDP

O protocolo UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo não orientado para a conexão da camada transporte do modelo TCP/IP. Este protocolo é muito simples já que não fornece controlo de erros (não está orientado paraa conexão…).

Protocolo TCP

O TCP (que significa Transmission Control Protocol, em português: Protocolo de Controlo de Transmissão) é um dos principais protocolos da camada transporte do modelo TCP/IP. Permite, a nível das aplicações, gerir os dados em proveniência da (ou com destino à) camada inferior do modelo (quer dizer, o protocoloIP).
Quando os dados são fornecidos ao protocolo IP,este encapsula-os em datagramas IP. O TCP é um protocolo orientado para a conexão, quer dizer que permite, a duas máquinas comunicantes, controlar o estado da transmissão.
As principais características do protocolo TCP são as seguintes:
• TCP permite entregar ordenadamente os datagramas provenientes do protocolo IP
• TCP permite verificar a onda de dados para evitar uma saturação da rede
• TCPpermite formatar os dados em segmentos de comprimento variável a fim de os "entregar" ao protocolo IP
• TCP permite multiplexar os dados, quer dizer, fazer circular simultaneamente informações que provêm de fontes (aplicações, por exemplo) distintas numa mesma linha
• TCP permite, por último, o começo e o fim de uma comunicação de maneira educada.

O objectivo do TCP

Graças ao protocoloTCP, as aplicações podem comunicar de forma segura (graças ao sistema de avisos de recepção do protocolo TCP), independentemente das camadas inferiores. Isto significa que routers (que trabalham na camada Internet) têm como único papel o encaminhamento dos dados sob a forma de datagramas, sem se preocuparem com o controlo dos dados, porque este é realizado pela camada transporte (mais concretamentepelo protocolo TCP).

Serviços

TELNET - Telnet é um serviço de rede destinado à execução remota de comandos em redes TCP-IP. Normalmente, é utilizado para emulação de terminais entre máquinas com sistemas operacionais distintos (por exemplo, Windows 95 e Unix).

FTP - (File Transfer Protocol) Tem como função básica permitir a transferência de arquivos entre dois sistemas de uma rede,permite controlar o acesso a arquivos remotos, a manipulação de directórios, a renomeação, remoção e a transferência. É a forma mais utilizada para a transferência e modificação dos arquivos de um web site.

SMTP - (Simple Mail Transfer Protocol) Protocolo utilizado para o envio de email de um computador para outro através da Internet.

HTTP - É um protocolo do nível de aplicação, que possui...
tracking img