Trabalho de comando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMANDO - É o conjunto de ações desenvolvidas pelo Comandante e seus assessores (Estado-Maior ou Staff), visando atingir os objetivos da organização.

COMANDANTE - O Comandante é o homem que planeja, organiza, dirige, coordena e controla o emprego de suas forças e, como tal, é o único responsável pelas decisões.

COMANDAR é assumir o compromisso com o resultado da atividade de várias pessoasque trabalham em conjunto.

ESTADO-MAIOR - É um corpo de oficiais qualificados, que tem por finalidade assessorar o comandante no exercício do comando.
ESCALÕES DE COMANDO - São os diferentes níveis de Comando que compõem a Corporação, organizados em estrutura escalar (ou vertical, ou hierárquica).
CANAL DE COMANDO - É o caminho por onde fluem, no sentido descendente, as ordens e orientaçõesdo Comandante superior e, no sentido ascendente as respostas e informações dos subordinados.
CADEIA DE COMANDO - É o conjunto de escalões e canais de comando, através dos quais as ações de comando são exercidas verticalmente, nos sentidos ascendente e descendente.
PRINCÍPIOS GERAIS
ESTADO - MAIOR
A assessoria é uma forma de racionalizar as funções do Comandante, proporcionando-lhe maioreficiência no planejamento e execução das atividades de: pessoal, informações, operações, formação, instrução, logística, comunicação social, orçamentação, modernização, administrativa e outras.
A função do oficial de Estado-Maior é assessorar o Comandante no exercício de suas funções administrativas e operacionais, planejando ativamente o emprego de forças, resolvendo problemas organizacionais,distribuindo ordens e supervisionando sua execução.
FINALIDADES DE UM “STAFF”
Formular normas, regulamentos, procedimentos; Efetuar planejamento
Consultar (prestar consultoria ou ser consultado) e recomendar Servir à linha de operações, prestando serviços especializados
ESTADO – MAIOR DE POLÍCIA MILITAR
CARACTERÍSTICAS
Suas atividades são executadas permanentemente

Seus trabalhos são anônimos eimpessoais
Age dentro das normas e conceitos estabelecidos em textos prescritos (leis, regulamentos, diretrizes, regimentos, NGA);
ATRIBUTOS E REQUISITOS
O Estado-Maior deve ser integrado por oficiais qualificados, a fim de que possa assessorar adequadamente o Comandante.
CRITÉRIOS DE ESCOLHA
Alguns critérios devem, ainda, ser observados pelos Comandantes na escolha dos oficiais de seusestados-maiores, nos diversos escalões

ESCALÃO COMANDO GERAL
ASSISTENTES DO COMANDANTE GERAL
ASSISTENTES DO CHEFE DO EM
CHEFES DE SEÇÕES DO EM / PM
Devem ser possuidores do CSP;
Devem ter experiência de Comando ou Sub-comando de Unidades Operacionais (Uop).

Devem ser possuidores do CEGESP.

COMANDOS INTERMEDIÁRIOS(regional)

Chefes de EM: devem ser possuidores do CSP
Chefes de Seções doEM: devem ser possuidores do CEGESP.
ESCALÕES DE UOP
Os chefes de Seções do EM: devem ser possuidores do CEGESP.

AUTORIDADE -“ É o poder legal ou legítimo, ou o direito de comandar ou agir ”
RESPONSABILIDADE - É a obrigação de usar o referido poder de modo e para os propósitos desejados por aqueles que o outorgaram.”
AMPLITUDE DA AUTORIDADE - A hierarquia da instituição representa adistribuição da autoridade e da responsabilidade entre os diversos escalões de comando.
O nível superior sempre tem maior poder de decisão. Esse poder diminui à medida que se vai do alto para o baixo na cadeia de comando.
EM - TIPOS DE AUTORIDADE
AUTORIDADE DE LINHA (OU HIERÁRQUICA)
Autoridade que, além dos outros, possui o poder disciplinar sobre os órgãos subordinados, sendo responsável perante oescalão imediatamente superior pelo correto emprego, funcionamento e disciplina dos mesmos.
AUTORIDADE TÉCNICA OU FUNCIONAL
Autoridade que, no campo de atividade(pessoal, informações, operações, formação, instrução, logística, comunicação social, orçamentação, modernização, administrativa e outras), emite orientações normativas e desenvolve supervisão técnica sobre determinados atos a cargo...
tracking img