Trabalho de cinesio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Síndrome do impacto no Ombro

A síndrome do impacto (SI) é uma das causas mais comuns de dores no ombro em adultos, e nas últimas décadas tem se tornado um diagnóstico cada vez mais comum para pacientes com dores no ombro.
Resultante de uma pressão na musculatura estabilizadora do ombro (manguito rotador) exercida por parte da escápula quando o braço é elevado, a SI é um diagnóstico especificoe não é a única causa de dor na porção ântero-superior do ombro. O impacto pode ser de difícil detecção, pois a clínica apresentada pode estar confusa. É importante diferenciar a síndrome do impacto de outras condições que causam manifestações clínicas no ombro, como a radiculite cervical, tendinite calcária, capsulite adesiva, doenças degenerativas (da articulação, osteoartrose isolada daarticulação acrômio-clavicular e compressão, nervosa).
O manguito rotador é formado por quatro músculos – o supraespinhoso, o infraespinhoso, o subescapular e o redondo menor. Estes músculos cobrem a cabeça do úmero, trabalhando em conjunto para elevar e girar o braço.
O acrômio é a borda frontal da escápula, posicionado acima e na frente da cabeça do úmero. Quando o braço é elevado, ocorre um impactoentre o acrômio e os tendões do manguito rotador. Isto pode causar dor e limitação de movimentos.
A dor pode ser por uma inflamação da bursa (bursite) que cobre o manguito rotador ou uma tendinite do próprio manguito. Algumas vezes, uma ruptura parcial do manguito pode ser a causa da dor.

CAUSAS

As causas da síndrome do impacto são divididas didaticamente em:

- Fatores extrínsecos: sãoaqueles relacionados com o impacto mecânico nas estruturas do arco coracoacromial;
- Fatores intrínsecos: são aqueles relacionados com as alterações fisiológicas das estruturas do espaço subacromial.

Fraqueza muscular

Vários estudos comprovam que a fraqueza dos músculos do manguito rotador pode levar a uma superiorização da cabeça do úmero, levando assim ao fenômeno do impacto. É consensoque uma importante função do manguito é a estabilização, pois em um ombro são, ele centraliza a cabeça do úmero exatamente no centro da cavidade glenóide deixando os ligamentos e a cápsula frouxos durante a maioria dos movimentos funcionais. Um desbalance dos músculos situados abaixo do hemisfério da cabeça do úmero em relação ao supra-espinhoso e principalmente o deltóide, que ésubstancialmente mais volumoso, puxaria a cabeça do úmero para cima causando assim o impacto.

Uso excessivo (overuse)

É a chamada "overuse syndrom" e é encontrada em atletas que usam o membro superior em demasia e os realizam com movimentos repetitivos sobre a cabeça (overhead motion). As atividades mais comuns incluem natação, tênis, lançadores. etc. Uma mínima mudança na técnica em que o atleta realizaseus movimentos pode levar a um distúrbio das forças de equilíbrio do ombro excedendo o nível de tolerância das partes moles. Isto causa uma inflamação e aumento da área ocupada por elas no espaço subacromial, levando a fricção sob o arco coraco-acromial.

Hipovascularização tendínea:

Vários estudos confirmam esta hipótese. Sabe-se que a pressão contínua entre a grande tuberosidade e a porçãoântero-inferior do acrômio determina diminuição da rede capilar na zona de inserção do músculo. No exame microscópico, segundo Fukuda, dentro do tendão existe maior concentração de vasos sanguíneos na parte bursal do que na parte articular. Os estudos pioneiros de Codman no início do século, confirmados pelos de Macnole na década passada são fortes argumentos que sustentam esta hipótese.SINTOMAS

Os sintomas iniciais podem ser leves. Normalmente os pacientes não procuram tratamento nas fases iniciais.
Deve-se estar atento a dores leves que estão presentes tanto na atividade quanto no repouso.
Pode haver dor que vai da parte frontal até a lateral do braço.
Pode haver dor súbita ao levantar o braço.
Atletas podem sentir dor nos golpes altos.

A síndrome do impacto normalmente...
tracking img