Trabalho de cinemática

Páginas: 7 (1527 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
SENAI - Mecânica Industrial Módulo II
Nome: .
Cinemática
Cinemática: É o ramo da Física que se ocupa da descrição dos movimentos dos corpos, sem se preocupar com a análise de suas causas (Dinâmica). Geralmente trabalha-se com partículas ou pontos materiais, corpos em que todos os seus pontos se movem de maneira igual e em que são desprezadas suas dimensões em relação ao problema.
Estudatambém o movimento desprezando a causa pela a qual o corpo está se movendo, é como se víssemos um carro andando e importarmos apenas com o movimento dele e não o porquê dele ter se movimentado, ou seja, sem contextualizá-lo.

Referencial

Trata-se de um ponto de referência S em relação ao qual é definido o vetor posição [pic]do corpo em função do tempo. Este vetor nos fornece a posição do corpo emum dado instante t. Assume-se geralmente como origem do sistema de coordenadas a posição [pic]do corpo no instante inicial t0. Este instante é escolhido arbitrariamente; para fins práticos pode-se dizer que é o instante em que se dispara o cronômetro para a análise do fenômeno.

Trajetória

Um corpo, em relação a um dado referencial S, ocupa um determinado ponto P em um dado instante t.Chama-se de trajetória ao conjunto dos pontos ocupados por um corpo ao longo de um intervalo de tempo Δt qualquer.

Deslocamento

É o vetor resultante da subtração do vetor posição final [pic] pelo vetor posição inicial [pic]:
[pic]
É importante notar que o deslocamento é de natureza vetorial, ou seja, são consideradas sua posição, direção e sentido. Em certos casos, porém, como em uma corrida defórmula 1, é mais interessante trabalhar apenas com a distância percorrida ΔS, que é o comprimento da trajetória realizada do fator 1 em conseqüência da resolução dos segmentos.

Velocidade média

É a taxa de variação da posição de um corpo, se esse tivesse se deslocado da posição inicial à final em velocidade constante. Define-se o vetor velocidade média [pic] como sendo:
[pic]
Para finspráticos podemos definir também a rapidez média ou velocidade escalar média. Trata-se do quociente da distância percorrida ΔS pelo intervalo de tempo Δt em que isto foi feito. Em uma corrida de fórmula 1, por exemplo, se levarmos em conta somente o vetor posição, ao final de cada volta o piloto terá desenvolvido 0 de velocidade média! Entretanto, considerando apenas o espaço percorrido pelo piloto,teremos uma velocidade escalar média diferente de 0, portanto, muito mais útil para as análises necessárias. No movimento unidimensional, trabalhar tanto com um quanto com outro nos leva aos mesmos resultados.

Velocidade instantânea

É a taxa de variação da posição de um corpo dentro de um intervalo de tempo δt infinitesimal (na prática, instantâneo). Define-se velocidade instantânea [pic] ousimplesmente velocidade como sendo:
[pic]
Podemos falar também de uma rapidez instantânea, que seria o módulo do vetor velocidade em um dado instante de tempo t.

Aceleração Média e Instantânea

Aceleração é a taxa de variação da velocidade de um corpo em um dado intervalo de tempo. Assim como a velocidade, ela apresenta suas interpretações em situações mais globais (aceleração média) e emsituações mais locais (aceleração instantânea). Elas são definidas como:

[pic] (aceleração média)

[pic] (aceleração instantânea)

O MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL
A forma mais didática de se iniciar a cinemática é a partir do "movimento unidimensional", embora este seja apenas um caso particular do movimento geral num espaço euclidiano tridimensional (como esse em que vivemos). O movimentounidimensional consiste no movimento de uma "partícula" restrita a uma reta.
Formalmente o problema do movimento em uma dimensão pode ser colocado como a busca da solução da equação de Newton em uma só dimensão para forças que dependem da posição x, da velocidade v (forças que a partícula experimenta ao se mover num meio viscoso, por exemplo) e explicitamento do tempo. A lei de Newton se escreve no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de cinematica
  • Trabalho Fisica 1 Cinematica
  • trabalho sobre cinematica
  • cinemática
  • cinemática
  • Cinematica
  • Cinemática
  • cinematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!