trabalho de ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
URSOS DE EXTENSÃO

A metodologia desenvolvida privilegia métodos e atividades pedagógicas fundamentados em teorias sociológicas e psicopedagógicas do trabalho com grupos e da construção do conhecimento.

O Programa de Capacitação de Dirigentes e Assessores Sindicais é um curso de 300 horas, divididas em três módulos, em regime de imersão. Realizado pela primeira vez em meados dos anos 1990,em convênio do DIEESE com o governo federal, o PCDA agora é parte da grade estrutural de cursos de extensão oferecidos pela Escola DIEESE.

Desde o início dos anos 1990, mais de 2 mil pessoas participaram do PCDA.

Banner do lado na home
REDE DE ESTUDIOSOS DO TRABALHO

Com a Rede, a proposta da Escola é agregar pesquisadores interessados neste tema. Atualmente já existem parcerias definidascom diversas instituições, mas a Escola busca ainda ampliar cada vez mais o número de organizações envolvidas no projeto.
A Revista Ciências do Trabalho é a primeira publicação da Escola DIEESE. De caráter híbrido, traz as demandas da comunidade acadêmica e, ao mesmo tempo, outros textos que repercutem tanto nas pesquisas realizadas no DIEESE como no direcionamento dos debates da Escola.
1.DESFLORESTAÇÃO
2. O que é a desflorestação? O processo de desflorestação consiste na remoção, em larga escala, de grandes porções de floresta, anterior à sua substituição por outras utilizações do solo. Isto é, podemos também descreve-lo como o abate de árvores com vista a utilizar o solo por elas ocupado para outros fins, económicamente mais rentáveis do que ter um conjunto de seres vivos quecontrolam os ciclos de água do solo e a reciclagem do ar. Devido a esta forma materialista de pensar que a desflorestação foi durante muito anos vista como a impulsionadora do desenvolvimento económico de um país.
3. As Principais Causas da Desflorestação: Em países em vias de desenvolvimento a principal causa da desflorestação é a sobrexploração das matérias primas da floresta, particularmente, amadeira uma vez que estes países têm o mínimo de alternativas ao uso desses recursos naturais para desenvolverem as suas ecónomias.
4. Estatísticas Segundo as estatísticas, 17 milhões (170000km 2 , uma área superior á de Inglaterra, Pais de Gales e Irlanda do Norte) de florestas são destruídos anualmente. Hoje em dia as percentagens de florestas virgens da Europa são virtualmente nulas, e sãoextremamente reduzidas na América do Norte.
5. Desflorestação ≠ Degradação florestal A desflorestação deve ser distinguida da degradação florestal, dado que degradação consiste na redução da qualidade das florestas, que lhe encontra associada. Juntas, têm resultados devastadores como: a erosão dos solos e a destabilização das bacias hidrográficas resultando assim em secas e inundações. A desflorestaçãodas florestas tropicais resultam também na redução da biodiversidade.
6. Modos de desflorestação A desflorestação por abate e queima representa 45% na África e no sudoeste asiático. A queima destas enormes porções de floresta liberta enormes quantidades de dióxido de carbono, o que vem aumentar o efeito de estufa. A desflorestação para a colheita de madeira é significativa fonte de desflorestaçãono sudoeste asiático e, até perto de 1990 na África Ocidental. O desimpedimento para pastagens foi a maior causa da desflorestação, nas décadas de 70 e 80, nas florestas do Brasil e da América central.
7. As queimadas regulares para a manutenção das pastagens é muito frequente em África. O abate para madeira combustível (carvão vegetal) é um problema nas áreas secas de África, dos Himalaias edos Andes. Cerca de metade do total de florestas tropicais são devastadas eventualmente para cultivo
8. Desflorestação na Amazónia A amazónia é considerada o “pulmão do planeta Terra”, por ser um local onde a flora se encontra representada por maior biodiversidade. A desflorestação da amazónia aumentou a ritmo preocupante, no segundo semestre de 2007. Nos últimos 5 meses de 2007, cerca de 3200km...
tracking img