Trabalho de ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica, que objetiva conhecer como surgiu a contabilidade no mundo e mostrar a importância dela nos dias atuais e, entender como a contabilidade funciona e possibilitar maiores informações a respeito dela.
Realizaremos a pesquisa para mostrar aos acadêmicos de Ciências Contábeis, e a outras pessoas que tiverem interesse, sobre a origem dacontabilidade, seus primórdios e o decorrer de sua história até os dias atuais, para estes terem mais conhecimento e informações sobre o assunto descrito.
Na primeira parte o trabalho mostrará que o inicio da história da contabilidade esteve ligada com a necessidade de controle dos povos primitivos com seus rebanhos, ou seja, pode-se afirmar que desde o começo da civilização já havia um controlepatrimonial de forma indireta com o rebanho de ovelhas.
Além disso, a pesquisa demonstrará também que a contabilidade sofreu influências de países europeus, principalmente italiana com seus grandes doutrinadores, o principal deles Frei Luca Pacciolo.
Por fim, também buscaremos aprofundar um pouco a contabilidade atual, explicando o balanço patrimonial e suas divisões dentro da área contábil.2 SURGIMENTO DA CONTABILIDADE

A contabilidade surgiu devido às diversas mudanças que ocorreram no mundo, novas descobertas e progressos tecnológicos.
A origem da contabilidade esta ligada a necessidade de registros do comércio. Conforme o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber o quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses;isso não era fácil de memorizar, requerendo registros.
“A contabilidade ao longo de sua evolução histórica, [...] tem procurado, através de seus teóricos e praticantes, adaptar-se a circunstancias e exigências do mercado para o qual desenvolve e aplica suas normas.” (VILELA et al., 2007, p. 10).

2.1 CONTABILIDADE NA PRÉ-HISTÓRIA

Já na pré-história, o homem passou a se questionar segundo oseu rebanho de ovelhas. Será que meu rebanho cresceu desde o ultimo inverno? Aí surgiu a idéia de naquele inverno juntar pedras e guardá-las conforme o numero de ovelhas que estavam abrigadas na caverna. Cada pedra colocada dentro de um saco era referente a uma ovelha. Assim no inverno seguinte era feito o mesmo processo, e eram comparados os dois sacos de pedras para se chegar ao resultado deestar com mais ou menos pedras que o inverno passado. Segundo Iudícibus e Marion (2000, p. 30):
Aqui entra a função da contabilidade já no inicio da civilização: avaliar a riqueza do homem; avaliar os acréscimos ou decréscimos dessa riqueza. Como o homem naturalmente é ambicioso, a Contabilidade existe desde o início da civilização. Alguns teóricos preferem dizer que ela existe, pelo menos, desde4000 antes de Cristo.

Iudícibus e Marion (2000, p. 32), ainda concluem que “[...] desde os povos mais primitivos, a Contabilidade já existia em função da necessidade de controlar, medir e preservar o patrimônio familiar [...]”

2.2 CONTABILIDADE NA ITÁLIA

A Contabilidade começou a tomar corpo no século XIII na Itália. Frei Luca Pacciolo escreveu a obra Summa de Arithmetica, Geometria,Proportioni e Proporcionalita em 1494, que na verdade era um tratado de matemática, onde enfatizava que para cada operação haveria um débito e um crédito de igual valor, chamado método de partidas dobradas.
Em razão de ter produzido uma obra sobre temas matemáticos, na qual inseriu matéria contábil, Luca Pacciolo celebrizou-se como um grande difusor dos critérios de escrituração mercantil.
Emboranão seja ele o autor das partidas dobradas, nem um inovador de coisa alguma nos procedimentos destas e tão pouco o autor do primeiro livro de difusão contabilística, coube-lhe, todavia a importância de criar a primeira edição "impressa", pois, várias outras obras, produzidas há milênios, eram todas manuscritas.
A vida desse ilustre personagem merece análise, para melhor identificação da obra com...
tracking img