Trabalho de bloco cirurgico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CIRURGIA DAS CORONÁRIAS

As coronárias são as artérias que levam o sangue ao músculo cardíaco. Têm origem na aorta, logo após sua saída do ventrículo esquerdo. A aterosclerose pode afetar as coronárias e determinar acúmulo de gorduras, tecido fibroso, colágeno e cálcio, constituindo a placa de ateroma, a qual determina estenose (estreitamento) do vaso, de forma a reduzir o fluxo sangüíneo porele e provocar deficiência na nutrição do músculo cardíaco correspondente. Sobre essa placa de ateroma pode inclusive haver deposição de coágulos, com oclusão total da artéria; isso, em geral, acarreta em morte do músculo cardíaco (infarto agudo do miocárdio). Mesmo com a obstrução total de um vaso, pode não haver infarto, se o músculo for mantido por outras pequenas artérias (ao que chamamos de"circulação colateral").
Antes do advento da cinecoronariografia, o conceito do tratamento cirúrgico das obstruções coronárias baseava-se em suprir o miocárdio por meio de neovascularização (formação de novos pequenos vasos) a partir de vasos da parede torácica, do pericárdio e mesmo de outras estruturas (músculos, epíploo abdominal, etc.), colocadas em contato com o coração. Posteriormente,métodos de dilatação por meio de um balão intracoronariano ou outras técnicas de desobstrução (rotacional, laser, ressecção) passaram a ser utilizadas com sucesso, proporcionando o retorno de fluxo adequado ao músculo cardíaco.
Cada caso deve ser analisado individualmente quanto à melhor forma de tratamento, estudando-se a área muscular comprometida, as características da obstrução, o número de artériascomprometidas, o músculo cardíaco, a idade, as condições gerais do paciente, as doenças em outros órgãos, etc. Nessa avaliação, devem participar, de forma conjunta, o cardiologista do paciente (conhecedor de seu estado clínico e de suas condições específicas), o hemodinamicista e o cirurgião cardiovascular. Os enxertos mais utilizados são a  veia safena interna e a artéria mamária interna.CONDUTAS PÓS-OPERATÓRIA/CUIDADOS DE ENFERMAGEM:

* Garantir uma oxigenação adequada no período pós-operatório imediato a insuficiência; a insuficiência respiratória é comum após a cirurgia de coração aberto.

* Empregar a monitorização hemodinâmica durante o período pós-operatório imediato, para avaliar o estado cardiovascular e respiratório e o equilíbrio hidroeletrolítico, no sentido deevitar complicações ou reconhecê-las o mais cedo possível.

* Monitorar a drenagem dos drenos torácicos mediastinais e pleurais.

* Monitorar rigorosamente o equilíbrio hidroeletrolítico, pode ocorrer acidose metabólica e o equilíbrio eletrolítico depois do uso de um oxigenador de bomba.

* Administrar medicamentos pós-operatórios.

* Monitorar quanto a complicações.

*Instituir o marca-passo cardíaco se indicado através dos fios do marca-passo temporário.

INTERCORRÊNCIA NA SALA DE RECUPERAÇÃO PÓS OPERATÓRIA
DE CIRURGIA CARDÍACA

* Sangramento:

O sangramento no período de pós-operatório de cirurgias cardíacas e a necessidade de reexploração cirúrgica são fortes preditores de eventos adversos nestes pacientes. Deve-se considerar também que o tratamentoagressivo do sangramento também pode estar associado à disfunção do enxerto em casos de revascularização miocárdica. O sangramento pode ser cirúrgico, associado a alguma causa estrutural, ou não cirúrgico associado à coagulopatia.
Em geral, admite-se drenagem sanguínea, que é coletada nos drenos pleurais e/ou mediastinais de até 2 ml/kg/h nas primeiras quatro horas de pós-operatório. Acima disso,essa drenagem é considerada excessiva e sua etiologia deve ser identificada para que sejam tomadas medidas específicas.
As principais causas de sangramento excessivo no pós-operatório estão relacionadas abaixo:
— Hemostasia cirúrgica inadequada;
— Coagulopatia pré-operatória;
— Coagulação intravascular disseminada (rara);
— Depleção dos fatores de coagulação e plaquetas (consumo e/ou...
tracking img