Trabalho de bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Características

dos Grupos Funcionais















Disciplina: BioquímicaCanoas, 31 de Março de 2011

Conceito de Classe Funcional ou Função Química :

Função Química é um conjunto de substâncias que apresentam semelhanças na fórmula estrutural e, por conseqüência, possuem propriedades químicas semelhantes. A Química Orgânica possui um grande número de funções químicas. Vejamos as suas principais classes funcionais: 

[pic]Derivados halogenados dos hidrocarbonetos:


São compostos orgânicos obtidos pela substituição de pelo menos um átomo de hidrogênio de um hidrocarboneto por átomo de halogênio (por isso, compostos derivados), reação essa, denominada halogenação.


Classificação principal: Halogenetos ou haletos de alquila

Também conhecidos como haloalcanos, são compostos derivados da halogenação dealcanos, ou seja, obtidos pela reação de substituição de pelo menos um átomo de hidrogênio da molécula de um alcano por átomo de halogênio.São representados pela fórmula genérica R-X, onde R é um grupo derivado de alquila e X um halogênio. Exemplo: clorofórmio

Halogenetos ou haletos de arila:

Também conhecidos como haletos ou halogenetos aromáticos, são compostos derivados da halogenação dehidrocarbonetos aromáticos, ou seja, obtidos pela reação de substituição de pelo menos um átomo de hidrogênio da molécula de um hidrocarboneto aromático, por átomo de halogênio.São representados pela fórmula genérica Ar-X, onde Ar é um grupo derivado de arila e X um halogênio.
Exemplo: clorobenzeno

Processo de Obtenção:

São obtidos comumente por reação direta do alcano, iniciada pela luz, comcloro molecular (gás) ou o halogênio correspondente (lembrando que o bromo é um líquido, mais facilmente manuseado tanto em laboratório quanto e indústria, e o iodo é um sólido:
CH3-CH2-CH2-CH3 + Cl2 → CH3-CH2-CH2-CH2Cl + HCl
Os derivados halogenados podem também ser obtidos pela adição de um agente halogenador, como o halogênio puro ou um ácido halogênico (um haleto ácido) (os ácidosclorídrico, bromídrico e iodídrico) à ligações duplas em uma cadeia de carbono do tamanho da desejada (como exemplo, um eteno resultará num haloetano, um butano, um halobutano, etc). Os procedimentos mais comuns são a adição de um halogênio ou de um haleto ácido a um composto insaturado.
CH2=CH2 + Cl2 → ClCH2-CH2Cl + 2 HCl
ou
CH2=CH2 + HCl →CH3–CH2Cl


Álcoois:
Alcoóis são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional hidroxila (-OH) presa a um ou mais carbonos saturados. Os álcoois podem ser classificados de duas maneiras:
De acordo com o número de hidroxilas:
• 1 hidroxila - mono álcool ou monol
• 2 hidroxilas - diálcool ou diol (também chamado glicol)
• 3 hidroxilas - tri álcool ou triol
• Váriashidroxilas - poliálcool ou poliol
 Quanto à posição da hidroxila:
Alcoóis primários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono na extremidade da cadeia. Possuindo um grupo característico – CH2OH.
[pic]

- Alcoóis secundários – apresentam sua hidroxila unida a carbono secundário da cadeia. Possuindo o grupo característico – CHOH.
[pic]
- Alcoóisterciários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono terciário. Possuindo o grupo – COH
[pic]
Alguns exemplos importantes:
[pic]

Processo de Obtenção:
Hidratação de alcenos; Em meio ácido, os alcenos reagem com a água formando alcoóis.
[pic]

Hidratação de cicloalcenos; Os cicloalcenos podem ser hidratados em...
tracking img