Trabalho de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vírus

Introdução:

Os vírus são seres vivos, pois conseguem causar infecção e doença, assim como bactérias, protozoárias e etc. Originalmente os vírus foram caracterizados por serem FILTRÁVEIS,e por serem parasitas intracelulares obrigatórios, pode se dizer também que determina a produção de estruturas especializadas capazes de infectar outras células.

Vírus são pequenos seres parasitasformados por uma cápsula proteica que podem infectar organismos vivos, um agente de infecção contagia de doenças (seres humanos ou animais). O termo vem do Latim vírus que significa veneno ou toxina.Devido a propriedade de rápida contaminação, a palavra "vírus" é também aplicada no sentido figurado para denominar algo que se reproduza de forma parasitária. Os vírus são os menores seres vivosconhecidos, visíveis apenas ao microscópio eletrônico.
Sua estrutura vem sendo cada vez mais esclarecida, à medida que a tecnologia em microscopia eletrônica evolui. Eles são tão pequenos que podempenetrar na célula das menores bactérias que se conhecem.
Sua estrutura organizacional possui como material genético o ácido desoxirribonucleico (DNA) ou o ácido ribonucléico (RNA), nunca ocorrendo osdois tipos de ácidos nucléicos juntos em um mesmo vírus. Existem, portanto, vírus de DNA e vírus de RNA. As proteínas que compõem o capsídeo são específicas para cada tipo de vírus.Cada molécula proteica do capsídeo recebe o nome genérico de capsômero. O capsídeo mais o ácido nucléico que ele envolve são denominados nucleocapsídeo, que significa  capsídeo mas acido nucléico.Alguns são formados apenaspelo nucleocapsídeo, ou seja, contêm apenas o ácido nucléico envolto pela cápsula protéica. Outros, no entanto, possuem um envoltório ou envelope externo ao nucleocapsídeo. Esses vírus são denominadosvírus capsulados ou envelopados. O envelope consiste principalmente das duas camadas de lipídios derivadas da membrana plasmática da célula hospedeira e de moléculas de proteínas virais,...
tracking img