Trabalho de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De

Biologia

Alunos: Paula e Nilcéia
N°:19 e 17
Data: 25/08/2010


Anatomia
e
Fisiologia

Animal

Introdução
Os animais, como os demais seres vivos, se nutrem, se relacionam e se reproduzem. Mas eles realizam essas três funções vitais através de órgãos muito especializados. Seus corpos têm uma multidão de células e estas vão se reunindo formando tecidos, como apele, órgãos, como os pulmões, aparelhos, como o digestivo ou o respiratório e sistemas, como o nervoso. Cada um deles tem uma função concreta, como: respirar, fazer a digestão, reproduzir-se, sentir, mover-se... e, dependendo do animal, uns serão mais simples que outros.
Esta alta especialização das partes do corpo os diferencia dos demais seres vivos.

Nutrição Animal
A nutrição seencarrega de fornecer os suprimentos de energia que o animal necessita para ser capaz de manter sua atividade metabólica. Essa energia é extraída dos alimentos, que podem ser produzidos pelos próprios organismos (no caso de seres autótrofos) ou obtidos a partir de uma fonte orgânica externa – no caso de seres heterótrofos. Independentemente da maneira pela qual são obtidos, os alimentos apresentam asfunções básicas de prover a energia necessária às diversas atividades do organismo e fornecer matéria-prima para a construção da matéria viva.
Em um processo adequado, o alimento adquirido por um organismo animal consta de uma grande variedade de nutrientes (água, sais minerais e substâncias orgânicas, como proteínas, carboidratos, lipídios e vitaminas).
As grandes moléculas orgânicas devem, então,ser desdobradas em compostos mais simples e solúveis, de tal maneira que possam ser assimiladas pelo organismo. A esse processo de transformação dos alimentos em compostos relativamente mais simples, que possam ser absorvidos e utilizados pelo organismo, denomina-se digestão.
A digestão dos nutrientes é processada por substâncias orgânicas específicas chamadas enzimas digestórias.
Um sistemadigestório completo, isto é, com boca ânus, está presente em nematóides, anelídeos, artrópodes, moluscos, equinodermos e cordados.
Nos ruminantes (exs: boi, cabra, carneiro, veado, girafa), o alimento ingerido fica retido no rúmen, onde uma imensa população de microrganismos, representados principalmente por bactérias. Promove a digestão da celulose, substância que os vertebrados são incapazesde digerir, por não possuírem as enzimas celulases. Após a ação bacteriana, o alimento passa para o barrete e retorna à boca, onde ocorre uma prolongada mastigação denominada ruminação. O alimento é, então, reingerido; no folhoso, ocorre reabsorção do excesso de água e, no coagulador, dá-se a digestão química mediante a ação do suco gástrico, ou estomacal. Do coagulador, que atua como estômagoquímico, o alimento passa finalmente para o intestino, onde a digestão se completa.

Circulação Animal
O sistema circulatório também chamado de sistema cardiovascular é constituído por: coração, vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares). É o responsável, através do transporte do sangue, pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias dos e para os tecidos do corpo. Também,é essencial à comunicação entre vários tecidos.
É responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas ) para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excreções metabólicas e celulares, entrega de excreções nos órgãos excretores, como os rins,transporte de hormônio, tem importante papel no sistema imunológico na defesa contra infecções, termo-regulação: calor, vasodilatação periférica; frio, vasoconstrição periférica. Transporte de nutrientes desde os locais de absorção até às células dos diferentes órgãos. Ele transporta o sangue por todas as partes do corpo. Os ductos que ligam o coração até outras partes são as veias.
Certos...
tracking img