Trabalho De Biologia Vinnytt

397 palavras 2 páginas
E.E Prof° Quintiliano José Sitrângulo

Os Ciclos Biogeoquímicos

São Paulo

E.E Prof° Quintiliano José Sitrângulo
Biologia
Prof° Fábio
Vinícius Silva

Os Ciclos Biogeoquímicos

São Paulo

Sumário

Ciclos Biogeoquímicos

O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. O termo é derivado do fato de que há um movimento cíclico de elementos que formam os organismos vivos e o ambiente geológico, onde intervêm mudanças químicas. Os ciclos biogeoquímicos representam a movimentação natural de elementos químicos no ecossistema entre os seres vivos (componentes bióticos) e o meio ambiente (componente abiótico).
São processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e, depois, vice-versa. Água, carvão, oxigênio, nitrogênio, fósforo e outros elementos percorrem estes ciclos, unindo os componentes vivos e não-vivos da Terra.
Os ciclos estão intimamente relacionados com processos geológicos, hidrológicos e biológicos. Como exemplo, pode-se lembrar que um modesto conhecimento sobre o ciclo geológico é valioso para o conhecimento e compreensão de nosso ambiente, que é intimamente relacionado aos processos físicos, químicos e biológicos. Por exemplo, para avaliar o impacto ambiental de um material perigoso, como a gasolina, que vazou para o subsolo, as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, rochas e água deveriam ser entendidas.

Letra B

Os ciclos biogeoquímicos que são processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos. Água, oxigênio, nitrogênio e outros elementos percorrem estes ciclos, unindo os componentes vivos e não-vivos da terra. A terra que é um sistema dinâmico, em evolução, o movimento e a estocagem de seus materiais afeta todos os processos físicos, químicos e biológicos. Um ciclo biogeoquímico é o movimento ou o

Relacionados