Trabalho de biologia citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÌCIOS SOBRE PROBABILIDADES



(1) Quatro moedas são lançadas e observa-se a seqüência de caras e coroas obtida. Qual o espaço amostral do experimento.


(2) Uma urna contém duas bolas brancas (B) e três bolas vermelhas (V). Retira-se uma bola ao acaso da urna. Se for branca, lança-se uma moeda; se for vermelha, ela é devolvida à urna e retira-se outra bola. Dê uma espaço amostral parao experimento.

(3) Três times A, B e C disputam um torneio de futebol. Inicialmente, A joga com B e o vencedor joga com C, e assim por diante. O torneio termina quando um time ganha duas vezes em seguida ou quando são disputadas, ao todo, quatro partidas. Enumere os resultados do espaço amostral: resultados possíveis do torneio.

(4) Uma moeda e um dado são lançados. Dê o espaço amostralcorrespondente.

(5) Dois dados são lançados. Define-se os eventos: A = soma dos pontos obtidos igual a 9, e B = o ponto do primeiro dado é maior ou igual a 4. Determine os eventos A e B e ainda os eventos: A(B, A(B e [pic]

(6) Uma urna contém 12 moedas de igual tamanho, sendo 7 douradas e 5 prateadas. O experimento consiste em retirar, sem reposição e ao acaso, duas moedas desta urna. Calculara probabilidade de que saiam:
(a) Uma moeda dourada e uma prateada, nesta ordem. (b) Uma moeda dourada e uma prateada.
(c) Duas moedas douradas. (d) Duas moedas de mesma cor.

(7) Sejam P(A) = 0,3, P(B) = 0,8 e P(A(B) = 0,15.
(a) A e B são mutuamente exclusivos? Justifique. (b) Qual a P([pic])?
(c) DetermineP(AUB), P(A([pic]), P([pic]([pic]),

P([pic](B)


(8) Uma amostra de 140 investidores de um banco revelou que 80 investem em poupança, 30 investem no fundão e 10 investem na poupança e no fundão. Selecionado um destes investidores ao acaso, qual a probabilidade de que ele tenha investimentos na poupança ou no fundão?

(9) A probabilidade de um aluno A resolver uma questãode prova é 0,80, enquanto que a do aluno B é 0,60. Qual a probabilidade de que a questão seja resolvida se os dois alunos tentarem resolvê-la independentemente.

(10) Um atirador A tem probabilidade de 1/4 de acertar um alvo. Já um atirador B tem probabilidade de 2/5 de acertar o mesmo alvo. Se ambos atirarem simultaneamente e independentemente, qual a probabilidade de que:
(a) Ao menos umdeles acerto o alvo e (b) Ambos acertem o alvo?


(11) Sejam A e B dois eventos mutuamente excludentes. A probabilidade de ocorrência de ao menos um destes eventos é 0,52 e a probabilidade de A não ocorrer é 0,60. Calcule a probabilidade de B ocorrer?

(12) Sejam: P(A) = 0,50; P(B) = 0,40 e P(AUB) = 0,70.
(a) A e B são eventos mutuamente excludentes? Por que?
(b) Qual o valor de P(A e B).(c) A e B são eventos independentes? Por que?
(d) Quais os valores de P(A/B) e P(B/A).


(13) Uma turma é composta de 9 alunos de Economia, 14 de Administração e 21 de Contábeis. Deseja-se eleger ao acaso uma comissão de dois alunos dessa turma. Calcule a probabilidade de que esta comissão seja formada por:
(a) Alunos só da Economia.
(b) Um aluno da Economia e outro de outro curso.
(c) Umaluno da Economia e outro da Contábeis.
(d) Dois alunos da Administração ou dois da Contábeis.

(14 Se o jogo 1 da loteria esportiva for marcado na coluna dois, então é possível afirmar que a probabilidade de acertar este jogo é de 1/3 ? Por que?

(15) Dois números são escolhidos ao acaso e sem reposição, dentre 6 números positivos e 8 negativos, e então multiplicados. Calcule a probabilidadede que o produto seja positivo.

(16) Uma caixa contém 4 válvulas defeituosas e 6 perfeitas. Duas válvulas são extraídas juntas. Uma delas é ensaiada e se verifica ser perfeita. Qual a probabilidade de que a outra válvula também seja perfeita?

(17) Um restaurante popular apresenta apenas dois tipos de refeições: salada completa e um prato à base de carne. 20% dos fregueses do sexo...
tracking img