Trabalho de biologia celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Células transportadoras de íons



Todas as células têm capacidade de transportar certos íons contra uma concentração e contra um gradiente de concentração, utilizando-se de ATP, pelo processodenominado Transporte Ativo. Contudo algumas células devido a maior necessidade de realização desse transporte tornam-se especializadas apresentando algumas características próprias.
A superfície basaldessas células é muito pregueada, sendo possível observar ao microscópio eletrônico muitas invaginações da membrana plasmática. Quase que invariavelmente observam-se a associação de invaginações damembrana plasmáticas e acúmulo de mitocôndrias nessas células.
Além disso há complexas interdigitações entre prolongamentos basais de células adjacentes. Junções têm um papel importante no processo detransporte devido à sua relativa impermeabilidade a íons, água, e moléculas grandes. Assim elas impedem retorno, pelo espaço entre as paredes laterais da célula, de grande parte dos materiastransportados pelo epitélio. Caso contrário muita energia seria disperdiçada.
O transporte de íons e o conseqüente fluxo de fluidos podem acontecer em direções opostas (apical ( basal, basal ( apical) emdiferentes tecidos epiteliais.
As mitocôndrias estão geralmente nos espaços limitados pelas membranas invaginadas e apresentam grandes quantidades de cristas como a sua matriz fortementeelétrondispersante. Essas características indicam a existência de uma intensa respiração aeróbica nessas células sugerindo que o transporte de íons seja um processo que consome muita energia.
Quando a célulatransporta íons do citoplasma para o meio extracelular ou do meio extracelular para o citoplasma deve ser vencido um obstáculo químico, representado pela concentração elevada de íons, e um obstáculoelétrico, correspondente a soma de suas cargas.
A célula pode utilizar a energia potencial de gradientes de íons, geralmente Na+, mas também K+ e H+ , para transportar moléculas e íons através da...
tracking img