Trabalho de biologia- aves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aves

Sistema Excretor:
Os restos alimentares são conduzidos para uma cloaca, onde também são descarregados os excretas nitrogenados, representados por uratos ( sais de coloração esbranquiçadaderivados do ácido úrico, cuja eliminação requer pequeníssima quantidade de água). As aves não apresentam bexiga e a urina é eliminada juntamente com as fezes. Apresentam rins tipo metanefro.Sustentação e locomoção
As penas e a transformação dos membros anteriores em asas permitiram às aves desenvolver a capacidade de voar, a mais importante aquisição evolutiva do grupo. No entanto, nem todas asaves voam: no pingüim, as asas em forma de remo são usadas para a natação, enquanto na ema e no avestruz elas são atrofiadas, estando os membros inferiores adaptados à corrida, podendo corrervelozmente.
Adaptações ao vôo:
Além das asas e das penas as aves apresentam outras características que a permitem voar:
- o esqueleto das aves é leve e dotado de ossos longos e ocos, os chamados ossospneumáticos, capazes de armazenar ar e diminuir o peso específico do animal.
- Os sacos aéreos contribuem para a diminuição da densidade corporal.
- Ausência da bexiga urinária.
- Um dos lados doaparelho reprodutor é atrofiado, outra adaptação para a redução de massa.
- A forma aerodinâmica que diminui o atrito com o ar
- Ausência de dentes, o que torna a cabeça mais leve.
- A posição da cabeçae do pescoço, o recolhimento das patas para trás e o alongamento do corpo durante o vôo reduz a resistência que o ar opõe ao deslocamento.

Esqueleto
É o esqueleto que mostra o maior número deadaptações aerodinâmicas. Nas aves voadoras, ele é relativamente leve ( cerca de 5% da massa corporal) mas muito resistente. No conjunto ele forma uma espécie de gaiola bem firme, já que as cinturasescapular e pélvica e a coluna vertebral são soldadas, constituindo uma peça única, associada às costelas.
O esterno, situado na cintura escapular, é um grande osso com uma carena ou quilha. Devido à...
tracking img