Trabalho de biofisica - grandezas /liquidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN
Curso de Ciências Biológicas
Disciplina de Fundamentos de Biofísica
Professora: Ana Mércia Pegado

Discentes:
Alexandro Andrade
Altamiro PessoaDarvly Lima
Emanuella Tavares
Flávia Cristine
Vinícius Barros
Turma: BION3A

Os seres vivos são compostos de MATÉRIA, utilizam e produzem ENERGIA, possuem VOLUME e realizam suas atividades emdeterminadas unidades de TEMPO. Esses são os parâmetros fundamentais de qualquer sistema, esses parâmetros são quantificados e qualificados como grandezas.
A massa (M) é e à medida que mensura aquantidade de matéria de um corpo. A escala de massa varia enormemente nos sistemas biológico variando da massa de um vírus até a massa de uma baleia (103 Kg).
Assim como a massa, as dimensões dos seresvivos variam enormemente. A superfície de um corpo é medida pela área (L), A unidade de área no Sistema Internacional (SI) é o metro, porém em biologia utiliza-se muito o cm. A área está relacionadacom diversos fenômenos e fatores fisiológicos, como a desidratação (perda de água em excesso pelo organismo), superfície de contato, homeostase (funcionamento normal do organismo), pressão interna, etc.A unidade SI do Volume (L) é o metro, entretanto em biologia usa-se muito o cm, o litro (l) e o mililitro (ml). A Densidade (d) é a relação massa/volume e representa a Matéria dispersa do Volume. Osangue humano tem densidade igual a: 1,057 g.cm. E quando está acima desse valor pode haver o ocasiona mento da arteriosclerose devido à alta incidência de LDL no sangue, ou até mesmo doençascoronarianas caso efeito contrário. Nos sistemas biológicos a densidade representa um fator de extrema importância, podemos diagnosticar patologias observando pequenas variações na densidade dos tecidos ou nosritmos biológicos, pois nos sistemas vivos a faixa de variação da densidade é muito estreita.
O movimento, mudança de posição no espaço, está presente em todos os sistemas vivos. Esse fenômeno é...
tracking img