Trabalho de beneficiamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Organizacional
Técnico Regular soter
Disciplina: Beneficiamento
Professor: Marcos







Trabalho de Beneficiamento


























Parauapebas-PA
Abril/2012


Sistema Organizacional
Técnico Regular soter
Disciplina: Beneficiamento
Professor: Marcos







Este Trabalho tem por objetivo, demostrar como funciona obeneficiamento do minério de ferro, mostrando passo a passo as suas etapas e por fim fechando com o fluxograma de todo o processo.










Equipe:






Parauapebas-PA
Abril/2012


Introdução

Os Minerais são responsáveis pela fabricação dos mais diversos materiais utilizados pela civilização atual como, por exemplo; o vidro (Calcário eQuartzo), o cimento (Calcário, Gipsum), papel (Caulim, Carbonato de cálcio, talco) jóias (Gemas) e indústrias de Aço (Ferro).
Mas infelizmente esses minerais não são encontrados na natureza na forma de todos os produtos no qual chegam às residências. Para chegar ao produto final, utiliza-se um processo chamado Beneficiamento dos minerais, no qual consiste no tratamento dos minerais, preparando-osgranulometricamente, concentrando e purificando o mesmo para o seu destino final.
O Trabalho a seguir irá demostrar detalhadamente o beneficiamento do minério de Ferro, os equipamentos utilizados nesse processo, a utilização desse minério no mercado, qual sua origem em fim tudo o que envolve esse minério tão importante para a sociedade.Apresentação
Hoje em dia, o ferro vem sendo cada vez mais sendo inserido na vida das pessoas, pois eles estar presentes nos carros, nas pontes, e ate mesmo em uma caneca de tomar café. As grandes maiorias das pessoas pensam que o ferro é extraído diretamente da natureza, mas a realidade é um pouco diferente.
O ferro é mineral retiradoaparte de um minério que consiste em uma rocha com grande quantidade de ferro e outros minerais, que geralmente não tem serventia comercial e são chamados de contaminantes. Os minérios de ferro mais comum são:

• Limonita – FeO + H2O – 50 % A 66 % de Fe .
• Magnetita – FeO3 - 72 % de Fe
• Hematita - Fe2O3 – 70 % de Fe
• Siderita - FeCo3 48 % de Fe
Obs.: Na grande maioria das vezes essesminerais estão misturados com sílica.

O ferro tem um grande valor econômico, pois é um mineral de multiplicas utilidades, além de varias vantagens em relação a outras substancias como: ele pode ser magnetizado, o que o torna útil para a criação de geradores em motores elétricos, é extremamente resistente, os procedimento em sua produção são relativamente simples, além de terem abundancia (5 % dacrosta terrestre são compostas de ferro).
O Brasil é o segundo maior produtor de minério de ferro do mundo, as principais empresas que produzem ferro no Brasil são: Vale (79 %), CSN (7,4 %), Anglo American / MMX (3 %) e outros 10,6 %.
Minas Gerais o Quadrilátero Ferrífero e Pará na Serra dos Carajás, possuem as maiores e principais reservas de minério no Brasil. A principal área produtora é oQuadrilátero Ferrífero Central (MG), localizado entre os municípios de Belo Horizonte, Mariana, Santa Bárbara e Congonhas do Campo. O Quadrilátero Ferrífero é responsável por aproximadamente 80% da produção nacional; 60 a 70% do minério de ferro produzido nessa área é destinado à exportação.
Como as matérias-primas minerais possíveis de serem utilizadas diretamente ou
transformadas pela indústriaencontram-se distribuídas de maneira escassa na crosta terrestre, cabe às empresas de mineração, com base nas informações da geologia, realizam a pesquisa mineral em áreas previamente selecionadas, em busca de depósitos com potencial econômico. Feitas a quantificação e qualificação do corpo mineral , se tem um depósito mineral. Quando este depósito apresenta condições tecnológicas e econômicas...
tracking img