Trabalho de artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E. E. Joaquim Murtinho.
Aluna: Rafaele Araújo 3°c n° 24

Cenário

• Origem
As representações na idade antiga e na época medieval eram feitas em palcos desprovidos dequalquer acessório ou artifício que representasse os ambientes de um drama.
Apesar de que a expressão CENÁRIO reúne tudo que diz respeito à ambientação de uma peça, inclusive os efeitos cênicos obtidoscom a utilização de sons naturais, de música, iluminação, etc., a palavra, no seu uso mais comum, refere-se à imitação, no palco, de ambientes internos como salas de estar, escritório, etc., ouexternos como rua, jardim, campos, e outros onde tem lugar a ação. Tais imitações são obtidas com a utilização de painéis pintados, estruturas sólidas em madeira, móveis e objetos reais ou fabricados pelostécnicos da cenografia.
Mas, somente um século e meio mais tarde, no século XIX, a tecnologia da montagem de cenários de teatro desenvolveu-se com rapidez. Muitos efeitos especiais foram criados, tantona simulação de ambientes internos (moveis verdadeiros, paredes com portas e janelas, etc.).e externos (jardins, calçadas com postes de luz, fontes, praias, pores-do-sol, cúpulas de céus estrelados,etc.) passaram a integrar os recursos para ambientação das histórias vividas nos palcos.
Atualmente, a falta de uma representação mínima do cenário de uma história prejudicaria sua representação nopalco a ponto de anular completamente o efeito educativo almejado. Isto porque a falta do cenário, que foi habitual para os antigos, hoje causaria estranheza e rejeição. O ideal está em ter umcenário simples mas com o indispensável para estimular a imaginação do espectador; e evitar tanto aquele cuja riqueza elaborada é cansativa, como também não ter cenário algum.

• Criador
A idéia deconstruir cenários surgiu em meados do século XVII quando William Davenant (1606-1668), gerente do teatro do Duque de York, passou, a partir de 1660, a representar o ambiente de suas comédias e...
tracking img