Trabalho de artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Willian shakespeare
William Shakespeare (1564 – 1616) foi um poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo.É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo do Avon". De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças,154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas.
Alguns estudiosos epesquisadores acreditam na hipótese de que Shakespeare não seja realmente o autor das próprias obras, discutindo a questão da identidade de Shakespeare. A maioria dos pesquisadores, porém, despreza essa hipótese.


Moliére
Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière (1622 —1673), foi um dramaturgo francês, além de ator e encenador, considerado um dos mestres da comédia satírica. Teve umpapel de destaque na dramaturgia francesa, até então muito dependente da temática da mitologia grega, Molière usou suas obras para criticar os costumes da época. É considerado o fundador indirecto da Comédie-Française. Dele, disse Boileau:No saco ridículo onde se envolve Escapino, não reconheço mais o autor de O Misantropo. Como encenador, ficou também conhecido pelo seu rigor e meticulosidade.
Umdos mais famosos momentos da biografia de Molière é a sua morte, que se tornou numa referência no meio teatral.

Nelson Rodrigues
Nelson Falcão rodrigues(1912-1980) foi um importante dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro.Nascido na capital pernambucana e quinto de quatorze irmãos, Nelson Rodrigues mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança, onde viveria por toda sua vida. Seu pai, oex-deputado federal e jornalista Mário Rodrigues, perseguido politicamente, resolveu estabelecer-se na então capital federal em julho de 1916, empregando-se no jornal Correio da Manhã, de propriedade de Edmundo Bittencourt.
O teatro entrou na vida de Nelson Rodrigues por acaso. Uma vez que se encontrava em dificuldades financeiras, achou no teatro uma possibilidade de sair da situação difícil emque estava. Assim, escreveu "A mulher sem pecado…", sua primeira peça. Segundo algumas fontes, Nelson tinha o romance como gênero literário predileto, e suas peças seguiram essa predileção , pois as mesmas são como romances em forma de texto teatral. Nelson é um originalíssimo realista. Não é à toa que foi considerado um novo Eça. De fato a prosa de Nelson era realista e, tal como os realistas doséculo XIX, criticou a sociedade e suas instituições, sobretudo o casamento.

Ariano Suassuna
Ariano Vilar Suassuna (1927) é um dramaturgo, romancista e poeta brasileiro.Ariano Suassuna é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, autor dos célebres Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, é um defensor da cultura do Nordeste.
Na Faculdade de Direito do Recife, conheceu Hermilo Borba Filho,com quem fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco. Em 1947, escreveu sua primeira peça, Uma mulher vestida de Sol. Em 1948, sua peça Cantam as harpas de Sião (ou O desertor de Princesa) foi montada pelo Teatro do Estudante de Pernambuco.

Plínio marcos
Plínio Marcos de Barros (1935 —1999) foi um escritor brasileiro, autor de inúmeras peças de teatro, escritas principalmente na época daditadura militar. Foi também ator, diretor e jornalista. Foi casado por 25 anos com a jornalista Vera Artaxo, falecida em julho de 2010. O dramaturgo Léo Lama é filho do casal.Recebeu os principais prêmios nacionais em todas as atividades que abraçou em teatro, cinema, televisão e literatura, como ator, diretor, escritor e dramaturgo.Morreu aos 64 anos, na cidade de São Paulo, por falência múltipla dosórgãos em decorrência de um derrame cerebral.

Gian Francesco Guarnieri
Gianfrancesco Sigfrido Benedetto Martinenghi de Guarnieri (1934 — 2006) foi um importante ator, diretor, dramaturgo e poeta ítalo-brasileiro, foi um artista de destaque no Teatro de Arena de São Paulo e sua mais importante obra foi Eles Não Usam Black-Tie.
Por conta do fascismo que tomava conta da Itália, seus pais, o...
tracking img