Trabalho de apr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE APR.: M.: 1ª, 2ª E 3ª INSTRUÇÕES

- O PAINEL DA LOJA: o painel da loja de aprendiz é uma alegoria que representa o domínio que cada um deve ter consigo mesmo, no intuito de progredir naMaçonaria. Explica essa alegoria as dimensões da loja, que é em forma de quadrilongo, e possui comprimento do Oriente ao Ocidente, e largura de Norte a Sul, e altura da Terra ao Céu, isto representaa universalidade da maçonaria e representa a caridade e união entre todos os irmãos.
No painel notamos três grandes Colunas, chamadas Sabedoria, Força e Beleza, que representam simbolicamenteorientação em nossos caminhos, determinação para vencer as dificuldades e atitude para adornar nossas obras e ações. Essas colunas estão dispostas nos ordenamentos arquitetônicos Jônico, Dórica e Coríntia.A escada, conhecida como escada de Jacó, é o símbolo do caminho para a evolução e tendo seu ápice no céu e cada degrau representa uma virtude excencial para a o maçom buscar seu aperfeiçoamentomoral.
Outros símbolos são o pavimento mosaico que representa a dualidade e a diversidade e que embora haja diferenças entre os homens, saibamos sempre que tudo deve permanecer em plena harmonia. Aestrela Flamejante pináculo de luz eterna nos traz a lembrança da caridade que deve existir dentro dos corações dos Irr.:. A Orla Dentada nos apresenta a noção do princípio da atração universal, que érepresentada pelo AMOR.
Outros instrumentos fundamentais existentes no painel da loja de Aprendiz são o esquadro e o compasso, que significam a forma justa e correta que deve o Maçom sempre procurarcaminhar.

- A VERDADE QUE EM COMUM ENTRE OS IRMÃOS: o que nos liga uns aos outros, dentro de nossa sublime instituição é uma sagrada verdade, a existência do G.:A.:D.:U.:, que nos traz a tona odiscernimento do bem e do mau e de nossa máxima inteligência, sem isto seriamos meros perdizes. Esta segunda instrução nos mostra que nossa inteligência, dádiva divina, é suscetível de progresso e...
tracking img