Trabalho de antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Do v. Empresa
1. Na introdução do v. diz-se que as gestões empresariais não mais limitam-se, com relação à conduta ética, a serem lugares de seu mero cumprimento, mas que são incentivadas a sereminstâncias criadoras dos mesmos.
Na seção Meios diferentes de obter ..., com relação ao funcionamento comparado de empresas de culturas díspares, enumeram-se, em oposição, duas formas de ética.Aponte-as, definindo suas características centrais, consideradas as distinções comuns assumidas em cada caso.

Do v. Ética aplicada
2. Em Condições de emergência da ética ...fala-se em uma sociedadepluralista onde os referenciais éticos não são mais partilhados. Como tal problema desdobra-se em Características da “ética aplicada”, nas subseções:
a) A bioética: apresenta-se como um novo campo deinterrogações éticas sobre as práticas tecnocientíficas em biomedicina. Ultrapassando a ética medica, a bioética interessa-se pelo conjunto dos problemas suscitados pela biomedicina. Ela caracteriza-seprimeiro pelo dialogo multidisciplinar entre medicina e ética, passando pelo direito e pela teologia. A bioética apresenta-se sob a forma de discursos (escritos diversos) e praticas normativas(ensino, participação em comitês de ética, pareceres nos hospitais). b) A ética profissional: ela se apresenta como um campo de interrogações éticas muito amplo, na medida em que abrange todosos setores profissionais de nossas sociedades industrializadas: a arquitetura, a engenharia, os negócios, a administração, as comunicações, jornalismo, o direito. Ela acha-se no centro das questõesrelativas a estrutura social de nossas sociedades industrializadas. Historicamente, nossas sociedades apóiam-se sobre três forças normativas que convergem ou se opõem: a primeira é a economia que fornecevalores e também uma racionalidade segundo a qual tudo se avalia em termos de custos/benefícios; a segunda é o desenvolvimento tecnocientífico que pelo uso de uma racionalidade de tipo operatório,...
tracking img