Trabalho de anatomia e fisiologia humana

Páginas: 4 (789 palavras) Publicado: 13 de maio de 2013
INFECÇÃO URINÁRIA
A infecção do trato urinário (IU) constitui uma das principais causas de consulta na prática médica, só perdendo para as infecções respiratórias.
É importante, assim, definir ecaracterizar a infecção urinária, bem como explicar os termos mais usados pelos médicos, o que é abordado neste primeiro artigo.
No segundo artigo trataremos das cistites (infecção urinária baixa) e,no terceiro, das pielonefrites (infecção urinária alta).
No quarto artigo, trataremos das infecções urinárias nas crianças e, no quinto, das infecções urinárias nas gestantes.
Assim, para que setenha uma idéia abrangente da IU, é aconselhável ler os artigos em seqüência pois eles abordam as infecções urinárias de diferentes ângulos.
O que é?
A IU é a presença de microorganismos em algumaparte do trato urinário. Quando surge no rim, chama-se pielonefrite; na bexiga, cistite; na próstata, prostatite e na uretra, uretrite.
A grande maioria das IU é causada por bactérias, mas tambémpodem ser provocadas por vírus, fungos e outros microorganismos. A maioria das infecções urinárias ocorre pela invasão de alguma bactéria da flora bacteriana intestinal no trato urinário. A bactériaEscherichia coli, representa 80-95% dos invasores infectantes do trato urinário.
Às vezes, o paciente apresenta sintomas semelhantes aos da IU, como dor, ardência, urgência para urinar e aumento dafreqüência, mas os exames culturais não mostram bactérias na urina.
Estes casos podem ser confundidos com IU e são chamados de síndrome uretral aguda, que pode ter outras causas não infecciosas, masde origem inflamatória, como químicas, tóxicas, hormonais e irradiação.
Como ocorre?
O acesso dos microorganismos ao trato urinário se dá por via ascendente, ou seja, pela uretra, podendo seinstalar na própria uretra e próstata, avançando para a bexiga e, com mais dificuldade, para o rim.
Dificilmente, as bactérias podem penetrar no trato urinário pela via sangüínea. Isto ocorre apenas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de biologia fisiologia e anatomia humana
  • Anatomia e Fisiologia Humana
  • Anatomia e Fisiologia Humana
  • anatomia e fisiologia humana
  • Anatomia e Fisiologia Humana
  • Anatomia e fisiologia humana
  • Anatomia e fisiologia humana
  • Anatomia e Fisiologia Humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!