Trabalho de administração e simulação empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
















































































Etapa 1 A Empresa

A história de sucesso da Monsanto sem dúvida nenhuma é destacada pela sua maneira séria e organizada de lidar com as suas situações. O seu compromisso e a suapreocupação com a satisfação do seu cliente consumidor faz com que todas as suas decisões sejam em cima de estratégias ligadas diretamente ao cliente. Desta forma, o seu serviço é prestado com o máximo de eficiência, garantido a qualidade do trabalho e a satisfação do cliente.
Para compreender melhor o trecho acima é preciso conhecer um pouco mais desta indústria multinacional conformefalarei em seguida.
A Monsanto é uma empresa do ramo de agricultura e biotecnologia. Foi fundada em 1901, na cidade de St Louis, no estado norte-americano do Missouri, local onde, até hoje está sua sede. Em 1997, a Monsanto dividiu sua holding em duas empresas de acordo com as áreas de atuação: a Monsanto, voltada para a agricultura, para a farmacêutica e biotecnologia, e a Solutia, queagregou todos os negócios da área química. Em 1998, a Monsanto comprou a Cargill Internacional e a Braskab/Dekab.
O enfoque da Monsanto em agricultura e química foi fortalecido após a fuão, em abril de 2000, nos Estados Unidos, da Monsanto com a Pharmacia & Upjohn, criando a Pharmacia Corporation. Em 2003, houve a cisão entre a Monsanto e a Pharmacia. Atualmente, a Monsanto é umaempresa totalmente voltada para a agricultura. A empresa entrou no Brasil na década de 1950 com a comercialização de matérias primas. Na década de 1960, abriu um escritório em São José dos Campos (SP). Desde 1984, a unidade de São José dos Campos é responsável pela fabricação do herbicida Roundup.
De acordo com a ABIQUIM, o conceito de indústria química é abrangente e, por isso, tem causadodivergências. Seguindo as especificações da CNAE e do IBGE, a indústria de defensivos agrícolas (inseticidas, herbicidas, fungicidas e outros defensivos) faz parte da indústria química. A Monsanto, enquanto fabricante de defensivos químicos, é uma empresa do setor químico. A companhia tem, no entanto, uma atuação a parte, no ramo da agricultura, no desenvolvimento de sementes geneticamentemodificadas e na área de biotecnologia e ainda conta uma característica impar que é o código de conduta. Em seu código de conduta, a empresa declara que respeita a legislação dos países que atua. A empresa diz ter compromisso com a transparência, com o respeito à diversidade e com o diálogo com todos os públicos. E por fim, a empresa compromete-se “em assegurar a diversidade de pessoas e pensamentos,incentivar a inovação, a criatividade e o aprendizado, trabalhar em equipe e reconhecer os nossos profissionais”.




Soluções
1. Qual é o nível de qualidade, rapidez, confiabilidade, custo e flexibilidade que cada elo da cadeia de suprimentos precisa desenvolver para satisfazer o consumidor final?


Qualidade desde a formação da semente até a embalagem; rapidez é fundamental para apontualidade na entrega ao cliente; confiabilidade é contada com a alta tecnologia e a capacitação de seus colaboradores; custos reduzidos e repassados ao cliente, contado com bom planejamento, desde a matéria prima até o produto final; flexibilidade é a capacidade de poder contar com fabricação de produtos diferenciados.


2. Tipo de relacionamento na cadeia de suprimentos x iniciativas epráticas da Monsanto na SCM;


A fábrica da Monsanto é reconhecida internacionalmente por seu alto padrão de excelência e intenso com a comunidade local. De acordo com o líder de Relações com a Comunidade, há ainda parcerias com secretarias municipais e universidades locais para a realização dos projetos, e os funcionários estão cada vez mais envolvidos. Também implantou o sistema SCM,...
tracking img