Trabalho de administração de marketing - resumo 5 primeiros capítulos do livro: marketing - conceitos, exercicios e casos autor: las casas, alexandre luzzi editora: atlas

Páginas: 10 (2337 palavras) Publicado: 6 de junho de 2011
Trabalho de Administração de Marketing
Resumo 5 primeiros capítulos do livro:
Marketing - Conceitos, Exercicios E Casos
Autor: LAS CASAS, ALEXANDRE LUZZI
Editora: ATLAS

1) O que é marketing.

No Brasil, o conceito de marketing encontra-se, ainda hoje, bastante desfocado. Muitos o associam com a venda de produtos de qualquer modo, mesmo que as pessoas não os desejem. Outros acreditamtratar-se de uma maneira de fazer com que as pessoas comprem o que não precisam, com um dinheiro que não têm. Marketing é o conjunto de técnicas e atividades relacionadas com o fluxo de bens e serviços do produtor para o consumidor. Corresponde à implantação da estratégia comercial, que abrange um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de mercado, promoção, publicidade, vendas eassistência pós-venda.

Em uma análise é importante considerar uma série de variáveis, todas com o mesmo nível de importância, dependendo somente das características do mercado e do produto ou serviço em questão, pois pode variar de um levantamento para outro, de acordo com suas características. A análise ambiental é composta de diversas etapas. A Análise Macroambiente de Marketing envolve variáveisincontroláveis, como as citadas neste capítulo. A Análise Microambiente de Marketing envolve variáveis controláveis, como fornecedores, consumidores, concorrentes e intermediários de marketing.

2) Organização para o marketing

Conflitos Organizacionais
Numa organização é a sua própria estrutura que constitui a fonte potencial de conflito, porque numa organização trabalham pessoas que estãointegradas em níveis diferentes. Os conflitos funcionais são inevitáveis. As diferentes partes que constituem a organização têm interesses e necessidades e pontos de vista diferentes e, por isso, entram em conflito.

Estruturas Organizacionais
A estrutura organizacional depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento". Existem variáveis que contribuem para isso: a suaestratégia, o meio ambiente em que opera, a tecnologia de que dispõe e as características de seus participantes.

Atualmente, pode-se ver a mesma empresa praticando diferentes filosofias de marketing ao redor do mundo e ver empresas usando filosofias diferentes do marketing em um mesmo mercado: orientação para produção, produto, venda, cliente e sociedade, podendo-se identificar na evolução do marketing asseguintes filosofias para sua administração.

Orientação para produção: A grande questão, para as empresas, era produzir e não vender. O papel do marketing é, essencialmente, entregar produtos em locais onde possam ser comprados. Considera que os consumidores preferem os produtos de melhor qualidade, desempenho e aspectos inovadores. Portanto as organizações deveriam esforçar-se para aprimorarseus produtos permanentemente.

Orientação para vendas: Uma orientação para vendas envolve a concentração das atividades de marketing na venda dos produtos disponíveis. Normalmente utilizada quando a oferta de produtos e serviços é maior do que a demanda.Ênfase em promoções e vendas.

Orientação para o cliente: A função principal da empresa não é mais produzir e vender, mas satisfazer àclientela, consultando-a antes de produzir qualquer coisa, via estudos de mercado e com base nessa consulta, caso seja favorável, oferecer-lhe produtos/serviços/idéias de qualidade e valor, para que os consumidores voltem a comprar e a falar bem da empresa e de seus produtos.

3) SIM e Pesquisa

Um Sistema de Informações de Marketing compõe-se de pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar,selecionar, analisar, avaliar e distribuir informações que sejam necessárias, oportunas e precisas para os tomadores de decisões.

Uma pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo primeiro capítulo do livro "Administração de Marketing "
  • Resumo do capitulo 1 e 5 do livro administração de marketing
  • Marketing
  • Resumo 1ª capitulo las casas
  • Resumo 2 capitulo las casas
  • RESENHA DO LIVRO ADMINISTRAÇÃO DE MARKETINGDe ALEXANDRE LUZZI LAS CASAS
  • Resumo 3 capitulo las casas
  • Marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!